Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sem creche no Mafrense, pais têm que matricular filhos em outros bairros

As escolas da região só atendem crianças a partir de 7 anos e, até completar esta idade, os moradores precisam ir para outros bairros matricular os filhos.

21/04/2017 09:06

Moradores do bairro Mafrense, na zona Norte de Teresina, reclamam da falta de uma creche que atenda as crianças do local. As escolas do bairro só recebem crianças a partir de sete anos e, por conta disso, os pais com filhos de idade inferior a essa precisam se deslocar para outros bairros em busca de educação. 

De acordo com Valdimir Rodrigues, líder da Associação de Moradores do bairro Mafrense, o prédio onde funcionava uma creche na região foi fechado há cerca de 20 anos, com a alegação de que o estabelecimento não possuía estrutura para atender as crianças. A creche mais próxima é no bairro Poti Velho, no entanto, a demanda no local é muito grande e o número de vagas reduzido.

Valdimir mostra prédio que poderia ser utilizado para abriga creche na região (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)
“Aqui funcionava o ‘Riquinho’ e os moradores não tem conhecimento do porque do fechamento dessa creche, disseram que não tinha estrutura. Tem muita gente aqui com filho sem ter educação, e essa estrutura é o que tínhamos e atendia a população sim. Nós moramos aqui no Mafrense, mas vemos que não tem espaço pra gente”, afirma. 

Segundo Valdimir, audiências públicas já foram realizadas com a presença de vereadores no bairro, mas ele aponta que, até hoje, nenhuma medida foi tomada. 

A dona de casa Marinete Gomes mora no Mafrense há 45 anos e acompanhou a desativação da antiga creche. Marinete tem um neto com oito meses e já pensa em sua educação futura. Ela tem esperança que, no período que o neto for precisar frequentar uma creche, já tenha alguma no bairro, mas, se não, a solução será procurar em outros lugares. 

“Tem muita criança precisando de creche aqui. Eu vejo esse prédio desativado e faz pena. É ruim ter que se deslocar, a gente precisa cuidar de outras coisas e ainda temos a preocupação de levar a criança para longe pra estudar. Seria bom pra tudo, tanto pras mães como para o próprio bairro que precisa disso”, destaca. 

Contraponto 

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) informa que está expandindo o atendimento de Educa- ção Infantil na Capital com a construção de 17 creches municipais, entre elas uma na região do Parque Lagoas do Norte. No bairro Mafrense, as crianças são atendidas pelos Centros Municipais de Educação Infantil Tia Jane e Tia Regina Napoleão, além do Cmei Anita Ferraz, que está sendo totalmente reformado para ampliar sua capacidade de matrículas.

Edição: Virgiane Passos
Por: Letícia Santos
Mais sobre: