Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Selo de reconhecimento da ONU é entregue pela primeira vez no Piauí

Solenidade congratulou mais de 40 organizações governamentais, não-governamentais e empresas que alcançaram as Metas do Milênio.

27/11/2015 07:31

Mais de 40 organizações governamentais, não governamentais e empresas do Piauí receberam, ontem (26), o Selo ODM Piauí (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e o Certificado de Reconhecimento pelas ações em prol do alcance das oito Metas do Milênio das Nações Unidas (ONU). O evento aconteceu no Auditório Senador Fernando Bezerra, na Fiepi, durante o I Seminário Estadual de Interlocução em Educação Ambiental e Saúde.

O selo visa reconhecer e divulgar trabalhos para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, realizados por instituições públicas municipais e estaduais, privadas e do terceiro setor no Piauí. A Rede das Nações Unidas do Estado é a responsável por articular o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil no entorno dessa agenda internacional.

O coordenador de mobilização da Rede ODS Piauí, Narciso Chagas, reitera que esse selo será novamente feito em dois anos e serve como incentivo para a apropriação das causas propostas pela ONU. “Essa solenidade faz parte do fechamento dos objetivos de desenvolvimento do milênio que encerram no dia 31 de dezembro. A partir de janeiro, a ONU vai iniciar nova agenda internacional de desenvolvimento, que deve apresentar novos objetivos de desenvolvimento sustentável”, elucida.

Segundo Narciso, o intuito do Selo ODS é reconhecer essas instituições e pessoas que estão comprometidas com o desenvolvimento do Piauí e do mundo. “A expectativa é que nós lancemos o Selo ODS Piauí como forma de reconhecer projetos desenvolvidos que contribuam para o alcance da sustentabilidade. Existe uma falsa ideia incutida na sociedade que se faz pouca coisa para o desenvolvimento, quando, na verdade, inúmeros projetos têm se destacado nos bairros, sejam eles do governo, ou de associações, empresas voluntárias, entre outros. Todos nós precisamos ser reconhecidos por aquilo que fazemos de bom”, pondera.

Homenageados

O Projeto “Mãe Preciosa”, da Prefeitura de Pedro II, foi uma das ações que ganhou o selo de reconhecimento. A prefeita Neuma Café comentou sobre a importância do certificado: “Esse projeto está sendo cuidado pela Secretaria de Assistência Social e tem o objetivo de começar o acompanhamento do prénatal das mamães o quanto antes. Além disso, existe uma integração entre as secretarias para atender e ampliar as propostas da ONU”.

A vice-governadora Margarete Coelho também esteve presente na solenidade. “Esse debate focado no meio ambiente, na sua interface com a saúde, é mais que atual, é urgente. Já estamos vivendo, no Estado, uma crise de abastecimento de água, por exemplo. Não adianta focar a implantação de adutoras e outros meios de transporte se não há água para ser transportada. Outra realidade pertinente é o combate do mosquito da dengue na parte da saúde”, comentou.

Metas do Milênio

No ano 2000, as Nações Unidas convidaram a sociedade civil e os governos a olharem com atenção alguns desafios que o planeta enfrentava e convidou todos a se engajarem em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: metas a serem atingidas até o ano de 2015. Muitas delas foram alcançadas, outras não e novamente a sociedade está sendo convidada a se mobilizar para novos desafios a serem acompanhados nos próximos 15 anos.

Movido pela solidariedade e a cidadania e impulsionado por motivações pessoais, sociais, políticas, culturais ou religiosas, os projetos reconhecidos no Piauí pela primeira vez, dedicamse a essas causas, em beneficio da comunidade.


Por: Pedro Vítor Melo - Jornal O DIA
Mais sobre: