Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sejus reforça armamento para segurança de presídios no Piauí

Equipamentos de segurança foram entregue para todos os 15 estabelecimentos penitenciários do estado.

01/09/2017 16:06

A Secretaria de Justiça entregou na manhã de hoje (01) armamento e equipamentos de proteção individual para reforçar a segurança de todos os presídios do Piauí. Todos os 15 estabelecimentos penitenciários receberam o material, que conta com 30 pistolas calibre 40; 20 carabinas calibre 556; 50 rádios de comunicação interna HT; 10 capacetes balísticos; 50 lanternas táticas; 10 máscaras de gás e binóculos. 

Sejus reforça armamento para segurança de presídios no Piauí. (Foto: Thanandro Fabrício/Sejus)

O material foi adquirido junto à Força Nacional e serão utilizados para “ajudar a manter a ordem nos estabelecimentos penais e a dar mais proteção aos servidores”. Para o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, os novos equipamentos representam mais segurança ao sistema prisional, do ponto de vista preventivo, e maior capacidade de resposta a distúrbios, garantindo, com isso mais segurança, também, à população. 

Sejus reforça armamento para segurança de presídios no Piauí. (Foto: Thanandro Fabrício/Sejus)

Além disso, o gestor observa, ainda, que novas armas, munição e equipamentos de segurança estão sendo adquiridos. "Até o fim do ano, vamos adquirir mais 500 pistolas individuais para nossos servidores, munições letais e não letais, equipamentos que garantam a pronta resposta das forças de segurança nas unidades prisionais. Serão, a propósito, mais de 40 mil balas de borracha, que irão abastecer o sistema nos próximos três anos”, explica o secretário.

Uma das unidades contempladas foi a Penitenciária José de Deus Barros, que fica em Picos. "Estamos felizes em receber um armamento de primeiro mundo e com potência bem qualificada, de modo que vamos trazer ainda mais segurança aos nossos agentes e também aos detentos e à população”, pontua o gerente da unidade, Sinval Hipólito.

Sejus reforça armamento para segurança de presídios no Piauí. (Foto: Thanandro Fabrício/Sejus)

A aquisição do armamento e equipamentos de proteção individual faz parte do Plano de Modernização do Sistema Prisional, por meio do qual a Secretaria de Justiça já entregou de 40 espingardas calibre 12; 6 mil munições de balas de borracha; 150 sprays de pimenta; 150 explosivos da gás lacrimogêneo; e 50 granadas de luz e som.

Por: Nathalia Amaral, com informações da Sejus.
Mais sobre: