Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sejus inicia Operação Carnaval Seguro nos presídios do Piauí

A operação, que segue até sexta-feira (24), consiste na realização de vistorias nas penitenciárias do Estado.

21/02/2017 16:57

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) iniciou nesta terça-feira (21) a Operação Carnaval Seguro no sistema prisional do Estado. Segundo a pasta, o objetivo é garantir, através de ações preventivas, a ordem nos presídios durante o período carnavalesco.

A operação, que segue até sexta-feira (24), consiste na realização de vistorias nas penitenciárias do Estado, com o propósito de apreender objetos ilícitos, evitar tentativas de fuga e de motins.

Equipes compostas por agentes penitenciários e por policiais militares estão atuando na operação, que já foi realizada nos presídios de Floriano, Parnaíba e Oeiras, e seguirá para as unidades penais de Esperantina, Picos, Bom Jesus, São Raimundo Nonato e da Grande Teresina.

Na Penitenciária Mista de Parnaíba, além de ferros, celulares e drogas apreendidas com os detentos, também foi encontrado um buraco que, segundo a Sejus, seria o início da escavação de um túnel para fuga.

Nos outros presídios onde a operação já aconteceu também foram encontrados objetos ilícitos.

O secretário de Justiça do Estado, Daniel Oliveira, ressalta que a Operação Carnaval Seguro faz parte do quadro de ações efetivadas pelo Plano de Segurança Prisional do Piauí, desenvolvido pelo Governo do Estado para manter a ordem nos presídios.

“Nosso foco é prevenção. Diariamente, os presídios do Piauí passam por inspeções, conduzidas pelos grupos de intervenção e vistoria, de modo a identificar, de forma antecipada, possíveis focos de distúrbio e, desse modo, evitar problemas que possam afetar o sistema”, explica o gestor.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: