Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Segundo previsão, próximos meses deverão ser ainda mais quentes no Piauí

A partir do meio do ano começará a ventar, no início da manhã, amenizando o calor.

27/04/2016 07:28

Mesmo fraca, a chuva que caiu no último final de semana deixou muitos teresinenses animados; porém, esses chuviscos estão com os dias contados. É o que afirmou a meteorologista da Semar (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Sônia Feitosa, explicando que essas chuvas, intercaladas com intenso calor, são efeitos do El Niño.

“Por conta do fenômeno nossas temperaturas estarão mais altas, e de fato estão. Apesar de que este El Niño não está forte, inclusive com tendência de se dissipar agora no mês de junho, e se não acabar ficará, pelo menos, em fase neutra, então até junho vai esquentar mais”, disse.

Contudo, ela destacou que a partir do meio do ano começará a ventar, pelo menos no início das manhã, amenizando as temperaturas e deixando as primeiras horas do dia mais amenas. Sônia Feitosa ainda contou que o mês de abril está mais quente e vem atingindo temperaturas de até 37ºC, quando o normal deveria variar entre 35ºC e 36ºC nesta época do ano.

“Um grau, meio grau já faz muita diferença. Hoje, a previsão para o Sudoeste do Estado é de fazer 37ºC e é muito, pois estamos no mês de abril. Não que aconteçam esses picos no mês de março, acontece, mas está acontecendo muitas repetições dessas altas temperaturas”, relatou.

Para hoje (27) há possibilidades de chuvas rápidas e isoladas em quase todo o Piauí, seguidas de ondas de calor. A meteorologista ainda frisou que não serão mais registradas grandes chuvas no estado a partir deste mês e que o calor deverá permanecer até o início do B-R-O-BRÓ.

“No dia que fizer muito calor choverá um pouco e depois irá parar, ficando abafado. Não vamos mais ter chuvas de verdade, só chuvisco e pancadas rápidas, e mesmo que seja forte, será rápida. No Norte do Estado pode ter algum chuvisco hoje, mas mesmo assim, essas chuvas serão fracas. Para os próximos meses espera-se mais calor e vai aumentar até chegarmos no BRO-BRÓ, ressaltando que nos meses de junho e julho vão ter ventos, que de qualquer forma ameniza a sensação de calor”, salientou Sônia Feitosa.

A meteorologista acrescentou que como o fenômeno El Niño estará praticamente em fase neutra, ele poderá evoluir, ou deixando de ser El Niño ou continuar em ativa. Nessa fase neutra, não está garantido que haverá um BRO-BRÓ mais quente, mas a previsão é de que varie entre normal para acima da média.

“Ano passado foi um ano muito quente, mas este ano não está indicando que será como o ano passado. Deve variar de normal a acima da média, mas não acima do ano passado, ou seja, isso significa dizer que a maior probabilidade é de ser acima da média”, finalizou.


Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: