Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

SDR e órgãos se unem para ampliar produção de leite no Piauí

SDR e órgãos se unem para ampliar produção de leite no Piauí

09/01/2017 11:18

O secretário do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, reuniu-se, na última sexta-feira (6), na sede da SDR, com o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia; o técnico da Agência da Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), Marco Vinícius Soares e a superintendente da Agricultura Familiar da SDR, Patrícia Vasconcelos. A pauta do encontro foi a criação de um projeto para ampliar a atividade leiteira da região do município de São José do Divino, com o apoio do Emater, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae) Piauí e da Câmara Técnica do Leite.

O secretário falou da importância da elaboração de um projeto para beneficiar a região. “Esta reunião teve como objetivo traçar o primeiro passo para elaboração de um projeto de beneficiamento do leite da região dos municipios de São José do Divino, Piracuruca, Caxingó, Batalha, Esperantina, Caraúbas, atendendo a uma orientação direta do governador Wellington Dias, que se prontificou em buscar recursos para implantar essa unidade de beneficiamento de leite na região dos Rios Piracuruca e Longá”, enfatizou o gestor.

De acordo com o prefeito de Antônio Felícia, a principal meta é ampliar a distribuição do leite produzido nesta região, implantando um local para beneficiamento da produção de leite, inclusive laticínio. “Em razão do município de São José do Divino ser o maior produtor de leite do estado, viemos conversar com o secretário, para dar início à elaboração do projeto que contemple esta atividade”, ressaltou o prefeito Antônio Felícia.

O técnico da Adapi, Marcos Vinicius Soares, ressalta que projetos como esses são essenciais para o desenvolvimento do Estado. “Na região norte do Estado, temos grande potencial de produção de leite e existe uma necessidade dos produtores terem um laticínio, uma melhor estrutura para verticalizar sua produção e ter um ganho melhor no leite produzido. A ideia é trabalhar a partir da demanda do produtor a fim de beneficiar o leite da região para que consigamos aumentar a produção, valorizar o produto e melhorar ainda mais a qualidade do leite”. A SDR, juntamente com a Adapi, Emater e prefeituras, vai elaborar proposta de plano de ação até 31 de janeiro de 2017.

Mais sobre: