Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sanatório Geral, doze anos de alegria carnavalesca

O bloco surgiu com o objetivo de preencher uma lacuna na cidade, como opção para quem não viaja.

03/02/2016 07:55

Em Teresina, o carnaval, com o tempo, foi descentralizado: a folia acontece nos bairros e nas comunidades, reunindo pessoas em torno de muita alegria e marchinhas carnavalescas. No período momesco, na capital piauiense, um dos atrativos são os blocos de rua. Consolidado entre os mais tradicionais da cidade, o Bloco Sanatório Geral segue nos preparativos para arrastar centenas de foliões no sábado de carnaval, dia 6, a partir das 16h.

Em 2016 o Sanatório eral completa 12 carnavais. Fundado no ano de 2004, o bloco surgiu com o objetivo preencher uma lacuna no carnaval de Teresina e de reunir foliões que não tinham opção de festa para o sábado de carnaval. Jorginho Medeiros e Arimatan Martins, fundadores e organizadores do Sanatório Geral, quando se uniram para colocar o bloco na rua, não imaginavam a proporção que o bloco tomaria.

“Eu já pensava no bloco dois anos antes dele ser fundado. Sempre gostei de carnaval, e era uma época em que houve uma queda de qualidade no carnaval de Teresina: ficou um vazio, principalmente no sábado. Isso incomodava e então pensei que podia montar um bloco, mas não tinha coragem. Um dia conversei com o Arimatan Martins, pensamos e tivemos coragem, então chamamos amigos, jornalistas”, conta Jorginho, acrescentando que no ano seguinte o número de foliões foi bem maior que na estreia do bloco.

O local onde a festa acontece não foi escolhido por acaso. Concentrando foliões na Praça da Liberdade, no Centro de Teresina, o bloco nasceu onde as Escolas de Samba faziam a dispersão dos desfiles, quando aconteciam na Avenida Frei Serafim. “O bloco sempre foi na Praça da Liberdade. Ali dispersavam as escolas. O local tem uma energia de carnaval, era sem dúvida o mais apropriado para a folia”, ressalta Jorginho Medeiros.

O bloco começa ainda durante tarde do sábado de carnaval, pois, segundo Jorginho, a intenção é reuniu as famílias e também crianças. A festa não tem abadá, é aberta a todos os foliões de forma totalmente gratuita. “A folia é das pessoas, de Teresina. O sanatório é um patrimônio da cidade”.

A animação do Sanatório Geral fica por conta das tradicionais músicas de carnaval como marchinhas, frevos e sambas. Em 2016 a Banda Eletrochoque, que sempre comanda a festa todos os anos, se une à Banda Dona Flor e Seus Dois Maridos. Também farão a alegria dos foliões nesta edição, os DJs Mirton de Paula e Marceleleco.

Para sua realização, o Bloco Sanatório Geral conta com algumas parcerias que permitem, inclusive, um trio elétrico para o tradicional percurso em parte da Av Frei Serafim. A festa recebe sempre o apoio logístico da Prefeitura Munincipal de Teresina através da Secretaria de Segurança e a Strans. Este ano, pela primeira vez, também receberá apoio governamental por meio da Secretaria de Estado de Cultura do Piauí, a Secult.


Por: Yuri Ribeiro - Jornal O DIA
Mais sobre: