Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Samu alerta para o risco de novos ataques de piranhas em José de Freitas

No último domingo, seis pessoas precisaram de atendimento do Samu.

29/07/2015 17:28

Quem quiser aproveitar o último final de semana das férias na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, deve tomar cuidado com o ataque de Piranhas. No último domingo (23), seis pessoas ficaram feridas e precisaram ser atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Segundo a coordenadora do Samu de José de Freitas, Francisca Maria Martins, o período de risco de ataques está apenas começando. “No ano passado nós tivemos mais casos, justamente nessa época. Portanto, existe a previsão de novas vítimas”, alerta Francisca Maria.

No último domingo, os feridos tinham entre 13 e 19 anos. Um deles, o caso mais grave, ficou com o calcanhar bastante machucado e precisaria levar pontos. “O problema é que nenhum deles quer ir ao hospital depois que a equipe do Samu faz o curativo”, disse a coordenadora.

Francisca Maria acredita que as piranhas sejam atraídas pelos alimentos que os banhistas deixam cair na água. “As pessoas entram na barragem com comida e ainda jogam lixo. O lado onde tem mais ataques é o que possui a maioria das barracas”, ressalta.

Na barragem não existe sinalização para o perigo. Segundo a coordenadora do Samu, existe um impasse com os barraqueiros, que não permitem fazer o alerta para os banhistas, por medo de perder os clientes. “Agora é importante que a prefeitura interfira mais diretamente para evitar problemas maiores”, defende Francisca Maria.

Em  2011 mais de cem pessoas foram atacadas e feridas pelas piranhas. O Ibama e o Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (Dnocs) chegaram a colocar 100 mil alevinos de tilápias para controlar a multiplicação de piranhas na barragem.

Mais sobre: