Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

'Salipi veio pra ficar', diz presidente da Fundação Quixote, em lançamento

13ª edição do Salão foi lançada na noite desta quinta-feira, com a presença de escritores, artistas, apoiadores do evento e autoridades públicas.

21/05/2015 20:41

A 13ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) foi lançada nesta quinta-feira (21) em Teresina, com a presença de escritores, artistas, apoiadores do evento e autoridades públicas do Estado. O evento ocorreu no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Este ano, o Salão acontecerá de 5 e 14 de junho, no Campus Petrônio Portella, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O tema desta edição será "A leitura nutre a inteligência".

No lançamento do Salipi 2015, o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, falou sobre as dificuldades enfrentadas na organização do evento, mas destacou que a intenção da entidade é que a feira literária nunca acabe, e seja abraçada pelas novas gerações.

"Não vamos permitir que o Salipi se torne um evento que já aconteceu, que marcou o calendário de Teresina e que caiu no esquecimento. O Salipi veio pra ficar", afirmou Kássio.

O reitor da Universidade Federal do Piauí, professor doutor José Arimatéia Dantas Lopes, afirmou que a parceria da instituição acadêmica com o Salipi será "pra vida toda". 

"A UFPI adotou o Salipi como quem adota um filho. E a adoção de um filho tem que ser para sempre. Por isso, enquanto eu estiver na reitoria, garanto que o evento será realizado no nosso campus, e contará com todo o apoio da academia, dos seus professores, servidores e alunos", afirma Arimatéia.

Luiz Romero, um dos organizadores da feira literária, reiterou que nos últimos anos o Salipi tem enfrentado dificuldades financeiras. Ainda assim, ele garante que a qualidade será mantida. 

Salipi 2015 foi lançado nesta quinta-feira, no auditório da CDL (Fotos: Jailson Soares / O DIA)

O evento terá homenagens a personalidades da literatura, como o poeta cearense Hardi Filho, radicado no Piauí, que morreu em março deste ano, aos 81 anos. 

Outro homenageado será Joaquim Raimundo Ferreira Chaves, o Monsenhor Chaves, natural de Campo Maior, que foi professor, historiador e escritor. E, ainda, José J. Veiga, considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira no realismo fantástico.

Palestrantes - Integrante a programação do Salipi, também haverá a 18ª edição do Seminário Língua Viva, para o qual já foram confirmados seis palestrantes: Tico Santa Cruz (cantor, compositor, articulista e escritor); Thalita Rebouças (escritora); Cineas Santos (poeta, cronista, intelectual, professor e advogado); Pedro Demo (professor e PhD); Padre Bruno Lira (escritor e educador); Frei Hermínio Bezerra (estudioso da Língua Portuguesa); Rosália Mourão (professora); e Clodo Ferreira (músico e escritor)

O reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas Lopes, disse que parceria com Salipi é para a vida toda (Fotos: Jailson Soares / O DIA)

Jovens Escritores - Ainda no lançamento do Salipi, a gerente de Marketing do Jornal O DIA, Juliana Lima, falou sobre a 10ª edição do concurso Jovens Escritores, realizado em parceria com a Fundação Quixote.

Este ano o concurso tem como tema as "redes sociais", e será dividido em quatro categorias.

As inscrições iniciaram no dia 12 de maio e vão até o dia 5 de junho.

Ao final do lançamento, houve um show do humorista João Cláudio Moreno.

Mais sobre: