Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Saiba o que abre e fecha durante o Carnaval em Teresina

As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira (8) e na terça-feira (9).

05/02/2016 11:53

Devido às festividades do Carnaval, vários estabelecimentos estarão fechados e outros funcionarão em horários especiais em Teresina. 
Comércio 
O Sindicato dos Lojistas do Comércio do Piauí (Sindilojas/PI) informa que, durante o período do Carnaval, o comércio sofrerá alterações em seu funcionamento. No Centro, as lojas funcionarão no sábado, dia 6, até às 14h, reabrindo somente na quarta-feira de cinzas, dia 10, a partir das 12h. 
Shoppings 
Já nos shoppings - Riverside Walk, Teresina e Rio Poty, as lojas também funcionarão em horário diferenciado.  Abrem normalmente no sábado, dia 6, das 10h às 22h. Já no domingo, segunda e terça-feira de Carnaval, as lojas estarão fechadas, retornando na quarta-feira de cinzas, dia 10, das 12h às 22h. 
Supermercados 
As lojas do Comercial Carvalho funcionarão em horário normal no sábado (6). No domingo (7) e na segunda-feira, o funcionamento também será normal, exceto nas filiais da Avenida 19 de outubro, Avenida Maranhão, Rua João Cabral e Shopping da Cidade, que estarão fechadas. Terça-feira (9) todas as lojas estarão fechadas e quarta (10) todas as lojas funcionarão normalmente a partir do meio-dia. 
As lojas Extra e Pão de Açúcar funcionarão normalmente no final de semana, porém com horários especiais na semana do carnaval. Na segunda-feira, as lojas funcionarão das 7h às 16h; na terça-feira (9) estarão fechadas e voltarão a funcionar ao meio dia da quarta-feira de cinzas (10). 
Bancos 
Quem pretende pagar contas deve ficar atento ao funcionamento dos bancos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira (8) e na terça-feira (9). Já na quarta-feira de cinzas (10), os bancos abrirão ao meio-dia. Além disso, estão disponíveis os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. 
A Febraban lembra que as contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que tiverem os dias 8 ou 9 de fevereiro como data de vencimento poderão ser pagos no primeiro dia útil após o feriado (10), sem acréscimo. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Hemopi vai funcionar normalmente durante o Carnaval

O Hemopi vai funcionar regularmente até o sábado (06) das 7h30 às 18h. O atendimento prossegue normalmente durante todo o carnaval, na segunda, terça e quarta-feira de Cinzas.

Importante ressaltar que o doador não pode ter ingerido bebida alcoólica 24 horas da doação. Além disso, é necessário ter entre 16 a 69 anos (menor de 18 anos deve apresentar autorização de responsável), pesar acima de 50 quilos, estar saudável e avisar, no momento do cadastro, que medicações faz uso. Grávidas e lactantes exclusivas também não podem doar sangue.

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, e o diretor do Hemopi, Jurandir Martins Filhos, reforçaram a importância da doação de sangue, especialmente nesse período. “O carnaval é um dos períodos em que as doações de sangue tendem a cair e a necessidade de transfusão pode aumentar”, reforça o secretário. A meta é aumentar em 20% as doações nos dias que antecedem o carnaval.

O Hemopi funciona na Rua Primeiro de Maio, 235, Centro/Sul, Teresina. As doações podem ser feitas de segunda a sábado, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço.

Por: Pedro Vitor Melo - Jornal O DIA
Mais sobre: