Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rua sem pavimentação vira lixão a céu aberto no bairro São João

No local, são depositados desde lixo domiciliar, restos de capina e de material de construção, até mesmo animais mortos e eletrodomésticos usados.

03/01/2017 08:53

Sem pavimentação e coberta de lixo, a Rua Um, localizada no bairro São João, zona Leste de Teresina, representa um perigo para as crianças que moram no seu entorno. O lixo, depositado no local por moradores de outros bairros e até mesmo por empresas, é palco para o lazer das crianças, que usam o próprio material coletado como objetos nas suas brincadeiras. 

Crianças brincam com resíduos depositados na incorretamente rua (Foto: Moura Alves/ O Dia)

No local, são depositados desde lixo domiciliar, restos de capina, restos de material de construção e até mesmo animais mortos e eletrodomésticos usados. Mesmo com uma placa indicando que é proibido depositar lixo no local, empresas, moradores de bairros vizinhos e até mesmo da própria comunidade utilizam o local como destino para os resíduos acumulados. 
Segundo Derivaldo Pereira, que mora na região há quatro anos, falta conscientização da população, que continua a utilizar a rua como depósito de entulho, mesmo estando próximo às residências. Ele conta que os pró- prios moradores já fizeram várias reclamações para as pessoas que depositam lixo na rua, mas não é o suficiente, e apenas a instalação na placa indicando que é proibido jogar lixo não impede o depósito irregular de resí- duos no local. 
“As pessoas vêm de outros bairros para depositar lixo, até em caminhões e carros. A gente reclama, mas não adianta, se a Prefeitura não fiscalizar, vai continuar do mesmo jeito. A Prefeitura vem aqui, empurra o lixo para fora da rua, mas não recolhe. Então as crianças, mesmo com as mães brigando, aproveitam um momento de distração e vão brincar no lixo, e é um perigo”, relata o morador Derivaldo Pereira. 
Pavimentação 
Além do lixo, a falta de pavimentação da Rua Um e da Rua C, localizada no seu entorno, tem sido alvo constante de reclamações da comunidade. Os moradores afirmam que, durante o período de chuvas, as ruas ficam cobertas pela lama. “Essa rua existe há quatro anos e nunca vieram aqui para ver se precisa de calçamento ou não. É como se a rua não existisse, não tem água encanada, não tem iluminação pública, não tem nada”, afirma o morador Derivaldo Pereira. 
Contraponto 
De acordo com a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Urbano da zona Leste (SDU/Leste), a fiscalização será reforçada para evitar que a área seja utilizada de forma inadequada para depósito de detritos. O superintendente executivo da SDU/Leste, Márcio Sampaio, explica que o órgão irá notificar e multar as pessoas que forem responsáveis pelo depó- sito de lixo em local irregular. 
“Nós temos vários pontos onde algumas empresas, mesmo licenciadas, acabam descarregando material inadequado. Estamos trabalhando para tentar coibir e notificar essas empresas. Iremos encaminhar um fiscal até o local para fazer a vistoria e tentar agilizar a limpeza da rua até a próxima semana”, argumenta. 
Já em relação à pavimenta- ção, o superintendente executivo da SDU/Leste destacaque será feito um levantamento para inclusão destas ruas no orçamento popular, com previsão para pavimentação em 2017 ou 2018. “Nós temos solicitações de outras ruas para pavimentar naquela região. Vamos ver o que podemos fazer; ainda não temos como ter uma previsão, mas vamos fazer um levantamento, fazer o projeto e colocar no orçamento para 2017 ou 2018”, disse Márcio Sampaio.
Por: Isabela Lopes
Mais sobre: