Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Roda Viva: notícias falsas, OAB contra custos judiciais, e mais

"Brincadeira" de espalhar informações falsas por aplicativos e redes sociais pode causar danos graves.

18/02/2017 10:54

Notícias falsas, coisa de desocupado

Antigamente, crianças e adolescentes se divertiam - de forma muito incosequente - passando trotes por telefone à Polícia, aos Bombeiros ou ao Samu. Agora, com o advento das redes sociais e do whatsapp, a "diversão" do momento é criar fatos mentirosos e espalhar para os contatos. Quem não recebeu uma mensagem falando de um helicoptero que teria caído em Teresina? Ou de um veículo que teria sido roubado com um bebê dentro? Nos dois casos relatados aqui, essa "brincadeira" é coisa séria e precisa ser combatida severamente. Mobilizar serviços públicos em torno de uma informação falsa é fazer com que alguém que realmente precise deixe de ser atendido. Um dia, poderá ser até desses "mente fértil".

Fiscalizar é preciso 

Não é à toa que o 25 BC tem intensificado a fiscalização sobre os pipeiros contratados para atuar na Operação Pipa no Estado. Um caminhão que presta o serviço se envolveu em um acidente próximo ao município de Patos quando se deslocava para pegar água no manancial. No acidente, o casal que estava em outro veículo morreu. O pipeiro alega que a barra de transmissão do seu carro quebrou e foi de encontro ao outro veículo. 

Ação imediata 

O 25 BC deslocou para o local do acidente uma equipe de fiscalização para obter informações sobre o acidente e ainda restabelecer o fornecimento de água para as comunidades atendidas pelo pipeiro. Além disso, as condições do veículo deverão passar por nova vistoria. 

ADI contra reajuste 

A Ordem dos Advogados do Brasil ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei Piauiense nº 6.920/2016, que dispõe sobre custas judiciais, emolumentos e despesas processuais cobrados pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). A medida foi aprovada pelo Conselho Seccional na sessão dessa quinta-feira (16) e questiona a majoração desproporcional dos valores, violando diversos princípios constitucionais, como o direito fundamental de acesso à justiça, da ampla defesa e ao princípio da isonomia. 

Turismo

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), Aluísio Sampaio, esteve reunido com os membros da Associação Industrial do Piauí (AIP), para discutir a atividade turística de Teresina e apresentar os incentivos fiscais na área de hotelaria. Na reunião, uma equipe da Somar Engenharia esteve presente para conhecer e estudar a estrutura do ramo na capital. Nos próximos 24 meses, um novo empreendimento estará sendo construído em Teresina.

São Paulo 

O deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) participou de reunião em São Paulo com os deputados membros das comissões especiais da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) de Reforma Previdenciária e Reforma Política, onde foram discutidas propostas para acompanharmos os trâmites das reformas no Congresso Nacional.

Silvio Mendes (Foto: Elias Fontinele/O Dia)

“O Ministério da saúde nos fez o repasse no momento oportuno, não aconteceu atraso. O que houve é que com a reunificação dos órgãos da saúde de teresina, que antes eram três, tivemos que criar novo CNPJ e resolver alguns processos burocráticos. Mas ontem, 16, conseguimos realizar a transferência bancária referente a todos os pagamentos relacionados aos serviços prestados por clínicas e hospitais aos pacientes renais”, afirmou Sílvio Mendes, presidente da Fundação Municipal de saúde, sobre a possibilidade de suspensão das sessões de diálise para os pacientes renais de teresina. 

Fonte: Jornal O Dia
Mais sobre: