Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Resumo d'O Dia: confira o que foi destaque nesta terça-feira

O Portal O Dia mantém você atualizado sobre os principais acontecimentos no Piauí, no Brasil e no mundo.

14/02/2017 19:46

Senado aprova PEC que permite realização de vaquejadas 

O Senado Federal aprovou hoje (14) em duas votações a Proposta de Emenda à Constituição que busca permitir a realização de vaquejadas. A proposta 50/2016 foi apresentada após o Supremo Tribunal Federal decidir que a prática era inconstitucional. A proposta favorável às vaquejadas foi aprovada com grande maioria. Na primeira votação, foram 55 votos favoráveis e três contra. Já na segunda votação, foi 54 a favor e nove contra. Agora a PEC segue para analise na Câmara dos Deputados, onde precisa 308 votos para ser aprovada.

Entre os senadores piauienses, O DIA confirmou apenas o voto do senador Ciro Nogueira (PP-PI) que foi favorável à proposta. Numa rede social, ele postou que apoia as vaquejadas porque elas fazem parte da história e tradição nordestinas, além de ter uma grande importância econômica e social, que gera emprego e renda para milhares de famílias, principalmente no Nordeste. “Considerar a vaquejada crime é ignorar sua prática secular”, pontuou o senador Ciro Nogueira.


Jornal O Dia é homenageado em sessão solene na Alepi 

O Jornal O Dia foi homenageado na Assembleia Legislativa do Piauí em sessão solene na manhã de hoje (14) com a presença dos deputados da Casa e de membros da administração e da Diretoria de Jornalismo do Sistema O Dia. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Luciano Nunes, para destacar a história do primeiro impresso do Piauí, que completou 66 anos no último dia 01 de fevereiro.

Em seu discurso, Luciano Nunes ressaltou a importância e a credibilidade que o Jornal O Dia tem para o Piauí. “Numa época em que a notícia chega ao público em tempo real e o número de informações imprecisas em recorrente, O DIA se mantém firme no seu compromisso com a veracidade dos fatos. O jornal impresso nunca perderá o seu posto. O leitor pode ter certeza que quando a informação é publicada no jornal, é porque aquilo de fato aconteceu”, disse o deputado. 


Chuva forte derruba árvores e atrapalha trânsito em vários pontos de Teresina 

A chuva torrencial que ocorreu em Teresina no final da tarde desta terça-feira (14) causou estragos em diversos pontos da cidade, sobretudo por conta da queda de árvores.

Na Avenida Presidente Kennedy, zona leste da capital, uma árvore caiu sobre uma das pistas e interrompeu o tráfego de veículos. Ao cair, a árvore ainda derrubou um poste da rede elétrica e danificou outro. 

Outra árvore caiu sobre um veículo na Avenida Vilmary, próximo ao cruzamento com a Avenida Kennedy.


Taxistas serão investigados por coação e ameaça contra motorista da Uber 

A jovem Layana Mota, motorista da Uber que foi agredida e ameaçada por taxistas na Rodoviária Petrônio Portella, em Teresina, na semana passada, prestou depoimento na manhã desta terça-feira (14) na Delegacia da Mulher. A delegada Vilma Alves afirmou que os taxistas serão investigados por coação, constrangimento e ameaça.

"Eles deixaram ela cercada, fizeram uma ciranda em volta dela. É um violência que nunca tinha acontecido em Teresina", comentou a delegada Vilma. "Uma mulher ser ameaçada de ser estuprada? E ali era coletivamente, poderia acontecer. É suposição, mas como os ânimos estava acirrados, proferiram palavras indecorosas, imorais", continua.


Exército identifica série de irregularidades na Operação Pipa no Piauí 

O 25º Batalhão de Caçadores está intensificando a fiscalização dos trabalhos da Operação Pipa no Piauí, cujo objetivo é levar água às localidades que mais sofrem com a estiagem no estado.

Realizada com recursos do Ministério da Integração Nacional e coordenada pelo Exército, a Operação Pipa conta no Piauí com 573 caminhoneiros, que são responsáveis por fornecer água para comunidades em dezenas de municípios.

De acordo com o tenente-coronel Francisco Nixon Lopes Frota, comandante do 25º BC, a fiscalização está sendo intensificada com o intuito de coibir uma série de irregularidades que foram observadas na execução dos trabalhos da Operação Pipa.

Exército identificou diversas irregularidades cometidas por pipeiros no Piauí (Foto:Kalberto Rodrigues)

Mais sobre: