Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Resumo d'O Dia: confira o que foi destaque nesta sexta-feira

O Portal O Dia mantém você atualizado sobre os principais acontecimentos no Piauí, no Brasil e no mundo.

06/01/2017 19:18

Sem ter como pagar gastos hospitalares, donos abandonam animais no HVU 

O Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU) é referência no Estado em atendimento a animais que necessitam de cuidados hospitalares. No entanto, é comum o abandono de animais por proprietários que estão inadimplentes com o hospital. A dívida é gerada por causa dos procedimentos veterinários que são realizados nos animais ao serem internados para receber cuidados médicos. 

Dívida faz com que donos abandonem animais no Hospital Veterinário Universitário (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)

Atualmente, quatro cães estão recebendo cuidados dos veterinários e funcionários do hospital, enquanto aguardam a quitação dos débitos dos proprietários. Contudo, segundo a médica veterinária Francisca Barros, esse número já chegou a níveis alarmantes. “Esse número não está maior porque entramos em contato, constantemente, com esses proprietários e negociamos para que eles venham buscar os animais, ou então disponibilizamos alguns deles para adoção”, explica. 


Alegando crise, Prefeitura decide não patrocinar desfile das escolas de samba 

O prefeito Firmino Filho (PSDB) decidiu que este ano a Prefeitura não irá apoiar financeiramente o desfile das escolas de samba da capital.

Segundo Luís Carlos Martins Alves, presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC), a decisão foi tomada por volta do meio-dia de quinta-feira (5), após a equipe econômica da Prefeitura constatar que, este ano, o município não possui capacidade financeira para patrocinar o desfile. Ele esclarece, porém, que nada impede a realização do evento, desde que ele seja bancado pelas próprias escolas e, eventualmente, pela iniciativa privada.

"Hoje, todo mundo corta despesas importantes em seu orçamento, em função da crise econômica. O Brasil vive um momento de dificuldade, e os municípios sofrem ainda mais, porque está havendo queda de receitas, o PIB caindo, o desemprego em alta, e os municípios estão sacrificados. O prefeito passou uma semana fazendo e refazendo contas com a gente, da Fundação, e com a equipe econômica, colocando na planilha, tentando de todas as formas, mas não há condições financeiras para o município de Teresina arcar com esses custos", argumenta o presidente da FCMC.


Estudantes bloqueiam o trânsito e queimam pneu na Frei Serafim 

Eles são poucos, mas anualmente estão lá protestando contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina. A cena se repetiu na tarde desta sexta-feira (06), quando dezenas de estudantes bloquearam a avenida Frei Serafim, gritando palavras de ordem e provocando congestionamento.

No cruzamento com a avenida Miguel Rosa, os estudantes queimaram pneus e o Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar as chamas. O trânsito ficou parcialmente interrompido por cerca de 20 minutos e em seguida os manifestantes retornaram em direção à Igreja São Benedito. Por volta das 18h, eles seguiam no sentido Leste -Centro.

No início do protesto os manifestantes, a maioria secundaristas, fecharam por alguns minutos os cruzamentos da Frei Serafim e em algumas ocasiões houve um princípio de tumulto. Motos e carros tentaram furam o bloqueio e foram vaiados pelos estudantes. Em outra situação, a polícia ameaçou intervir no protesto alegando que alguns jovens estavam tentando depredar bens particulares. “A tropa de choque está só esperando”, intimidou uma policial.

Manifestantes bloquearam as duas pistas da Avenida Frei Serafim, uma de cada vez (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

Congestionamento formado durante protesto de estudantes na Avenida Frei Serafim (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

Mais sobre: