Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Zona sul pode ganhar polo da Uespi em breve

Proposta foi apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Antonio Aguiar (PP), e conta com o apoio de lideranças comunitárias da região.

26/09/2016 16:34

A zona sul de Teresina pode ganhar em breve um polo da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que deverá atender milhares de estudantes da região.

Após se reunir com lideranças comunitárias da região, o reitor Nouga Cardoso Batista afirmou que o projeto de inauguração do novo polo é extremamente viável e conta com o apoio da reitoria, restando apenas receber o aval do Governo do Estado.

O reitor Nouga Cardoso aprovou projeto de implantação da nova unidade da Uespi na zona sul (Foto: Lina Magalhães / Arquivo O DIA)

Para o reitor, a proposta de expansão da universidade é legítima, e ajudaria a facilitar o acesso de moradores da zona sul ao ensino superior gratuito e de qualidade“Tem sido crescente o desejo das comunidades de Teresina e outras cidades de ter a Uespi ofertando educação superior. Tudo ainda depende de entendimentos com o governador e com a Secretaria de Educação, mas da nossa parte é perfeitamente possível, e são grandes as possibilidades de atendimento dessa demanda”, afirmou Nouga Cardoso, em recente reunião com lideranças comunitárias da zona sul.

O vereador Antônio Aguiar (PP) foi o primeiro a defender, na Câmara Municipal, o projeto de implantação de um campus na zona sul da cidade. 

Inicialmente, a ideia era que a universidade ocupasse o prédio do antigo Centro Social Urbano (CSU) do Parque Piauí, mas moradores da região também sugeriram o Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), do bairro Promorar, como local para abrigar a unidade da Uespi.

Antonio Aguiar ressalta que a construção de um novo campus da Uespi na zona sul de Teresina ajudaria a democratizar o acesso à universidade pública, beneficiando sobretudo a população mais humilde, e os moradores de municípios que se localizam ao sul da capital, como Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil e Água Branca.

O vereador Antonio Aguiar defende o projeto de implantação de um campus da Uespi na zona sul (Foto: Divulgação / Ascom)

“A zona sul ainda não foi contemplada com uma universidade pública. Em todas as outras regiões de Teresina já existe uma. Quem mora na zona sul só conta com faculdades particulares, e nem todos podem pagar por elas. Com uma Uespi no Parque Piauí ou no Promorar, muitos alunos que teriam que atravessar a cidade para estudar poderão ficar mais próximos de casa”, explica o vereador Antonio Aguiar.

Aguiar lembra que há pouco mais de dez anos o CSU do bairro Dirceu Arcoverde, que estava subutilizado, serviu para a implantação do campus Clóvis Moura. O vereador afirma que a iniciativa foi tão bem sucedida que hoje o campus do Dirceu possui mais de 3.500 alunos, um corpo docente com mais de cem profissionais e oito cursos abertos, sendo três bacharelados e cinco licenciaturas.

"Durante muitos anos a zona sul foi esquecida pelos gestores públicos, inclusive sofrendo com o excesso de violência. Implantando um núcleo ou mesmo um campus da Uespi na região, estaremos contribuindo para que os jovens que lá residem tenham as mesmas oportunidades daqueles que moram em áreas mais privilegiadas", destaca Aguiar.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: