Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Região do Polo Industrial Sul deve abrigar novo cemitério de 7,5 hectares

O projeto do cemitério já foi finalizado e agora segue para aprovação do prefeito Firmino Filho.

06/05/2015 07:17

A zona Sul de Teresina deverá ganhar, nos próximos meses, mais um cemitério. O local escolhido para a instalação fica na região do Polo Industrial Sul e terá cerca de 7,5 hectares. O projeto já foi finalizado e orçado em R$ 700 mil, e agora segue para aprovação do prefeito Firmino Filho.

Segundo o secretário executivo da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU/ Sul), Paulo Roberto, a construção de mais um cemitério na zona está sendo feita em boa hora, vez que os três cemitérios já existentes na região estão sem vagas para atender a demanda.

O terreno escolhido para a instalação do cemitério é da Prefeitura. “A área é muito grande, então acreditamos que, nesse início, ela nem seja completamente utilizada; além disso, será um local que dará para ser usado por muitos anos”, disse. Ainda de acordo com Paulo Roberto, o processo licitatório deverá correr num prazo de 30 a 60 dias, se não houver nenhuma intervenção crítica, e, após licitado, as obras devem iniciar imediatamente.

Foto: Marcela Pachêco/O Dia


Cemitério da Vermelha não recebe mais novos túmulos

Paulo Roberto explica também que está sendo feito um levantamento dos túmulos que não estão legalizados, e os responsáveis estão sendo intimados a comparecerem para regularizar a situação; caso contrário, os espaços serão revitalizados. 

Cemitérios estão sem vagas e superlotados

O secretário executivo Paulo Roberto salienta que os cemitérios da região Sul de Teresina estão superlotados e que em alguns não estão sendo mais criados novos túmulos. Como é o caso do Cemitério da Vermelha, que apenas está disponível para reabertura de covas de familiares.

É o que também explica o administrador do Cemitério da Vermelha, Francisco José da Silva. Para ele, com o novo cemitério, será possível atender a demanda de sepultamentos, que tem aumentado nos últimos anos.

“Esse aqui não está mais aberto ao público e está, basicamente, aberto às famílias que já têm túmulos, porque vaga não tem mais, nem aqui, nem no Santa Cruz. Somente aqui, sem novas vagas, são sepultadas cerca de 20 pessoas por mês. Em um cemitério com vaga, esse número é de quase 120 pessoas mensalmente”, relata.

O Cemitério Areias é o único que ainda possui vagas disponíveis, cerca de mil novas covas. Porém, devido uma denúncia de possível contaminação do lençol freático, o Ministério Público solicitou um estudo para apurar o caso e, enquanto o laudo não for concluído, os sepultamentos estão proibidos.

Atualmente, existem três cemitérios na zona Sul: o Dom Bosco, também conhecido como cemitério da Vermelha, localizado neste bairro; o Cemitério Areias e o Cemitério Santa Cruz, próximo ao bairro Promorar. 

Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia
Mais sobre: