Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rede pública de saúde disponibiliza vacinação contra doenças pneumocócicas

Crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas possuem um risco aumentado de adquirir doença pneumocócica

03/06/2016 08:03

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2015 ocorreram mais de 11 milhões de internações e 475 mil mortes por pneumonia no Brasil. Entretanto, as doenças pneumocócicas podem ser evitadas por meio da vacinação gratuita, mediante prescrição médica, disponível nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs). Em Teresina, o CRIE fica localizado no Hospital Infantil Lucídio Portela, Centro. 

O pneumococo pode causar pneumonia, meningite e bacteremia (Foto: Elias Fontenele/ Jornal O Dia)

Na região Nordeste, mais de 3 milhões de internações com cerca de 110 mil mortes são registradas anualmente relacionadas à problemas respiratórios, entre elas a pneumonia. A pneumonia é uma infecção que afeta os pulmões e pode ser provocada por vírus, bactéria ou fungo, e os sintomas característicos são tosse, febre e dificuldade de respirar. 
Segundo a enfermeira do CRIE, Fernanda Medeiros Silva, a vacina tem o propósito de imunizar o paciente com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas, mediante prescrição médica. Em maio foram vacinadas 141 pessoas, enquanto que no mês de abril esse número foi de 168 pacientes. 
“A pessoa deve buscar seu médico e se ele confirmar que há a necessidade, ele fará a solicitação. A vacina também é indicada para pessoas que tenham problemas respiratórios como asma, rinite e sinusite. Aqui no CRIE é bastante procurado, principalmente por idosos e pessoas com doenças crônicas”, disse, acrescentando que a vacinação é totalmente gratuita. Sua aplicação é intramuscular e precisa de um reforço após cinco anos. 
Imunização 
No Brasil, duas vacinas pneumocócicas estão disponíveis gratuitamente na rede pública. Uma vacina pneumocócica conjugada está disponível nos postos de saúde (UBS) para imunização de crianças com até 4 anos de idade. 
Para pessoas que apresentam certas condições médicas que levam ao risco aumentado de doença pneumocócica, como por exemplo o diabetes mellitus, os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs) disponibilizam, além da vacina pneumocócica conjugada para crianças, a vacina pneumocócica polissacarídica para adultos e crianças a partir de 2 anos de idade. São cerca de 49 endereços espalhados pelo país e para se vacinar é preciso apresentar o pedido médico. Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar medicações.
Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia
Mais sobre: