Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Reabertura levou 12 mil passageiros para o transporte público

Strans diz que crescimento era esperado e volume está dentro do limite do sistema.

31/07/2020 11:14

A reabertura da economia teve impacto direto no transporte público de Teresina. De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), foram registrados entre os dias 27 e 30 de julho, um aumento de 4 mil passageiros.

Isso por que, a média diária de usuários de ônibus na capital, estava sendo de 8 mil passageiros e na segunda-feira, 27, foram registradas 12 mil pessoas. Atualmente, a frota em circulação é de 85 ônibus e 54 veículos cadastrados pelas Strans.


Transporte público de Teresina está com capacidade para 18 mil passageiros. Foto: Arquivo O Dia

Denilson Guerra, gerente de Planejamento da Strans, explica que a quantidade de passageiros é monitora pela Strans para evitar aglomerações, em meio a pandemia. Ressalta ainda que essa quantidade está abaixo da capacidade atual, que é de 18 mil usuários.

“Estamos com 400 viagens por dia, e com média de 45 passageiros por viagem, assim, temos capacidade para 18 mil passageiros por dia. Por tanto neste momento o sistema de transporte público ainda se transporta dentro da capacidade. Mas pedimos ainda a compreensão da população, o uso de máscara e o distanciamento social para aqueles que precisam retornar suas atividades econômicas”, explica.

Carteira estudantil e Passe do Idoso

De acordo a Strans, não há previsão para retomar as atividades de recargas e renovação das carteirinhas do estudante e do passe do idoso, pois necessita de decreto municipal. Além disso, os estudantes estão sem aulas presenciais e os idosos continuam no grupo de risco, já são aposentados e os que trabalham não estão saindo por que as empresas estão deixando eles em casa.

Por: Sandy Swamy
Mais sobre: