Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Quedas de energia causam prejuízo a empresas, que ameaçam processar Eletrobras

Dois transformadores explodiram só nos últimos quatro dias.

24/11/2015 15:54

Desde a última sexta-feira (24), estabelecimentos comerciais localizados próximo ao cruzamento da Avenida Jóquei Clube com a Rua Honório Parentes, na zona leste de Teresina, estão acumulando prejuízos por conta das constantes quedas no fornecimento de energia que têm ocorrido na região.

Na última sexta-feira (24), um transformador explodiu logo cedo, deixando a área sem eletricidade durante praticamente todo o horário comercial. 

Foto feita por trabalhadores da região mostram fiação elétrica em chamas, após explosão de transformador

O corretor Daniel Martins, coproprietário da empresa Martins Imóveis, afirma que uma equipe da Eletrobras Distribuição Piauí chegou a trocar o equipamento, mas nesta terça-feira o novo transformador também explodiu. "Na sexta-feira nós ficamos de 8h30 até 12h30 sem energia. Aí o serviço foi normalizado por cerca de meia hora e por volta das 13 horas houve uma nova queda, não retornando o fornecimento até as 18 horas, quando encerra o horário comercial. Na segunda-feira passamos quase duas horas sem energia, novamente. E hoje o novo transformador que havia sido colocado também explodiu, provocando uma nova queda", detalha Daniel. 

Aflitos com a situação, os donos dos estabelecimento situados na área afetada já cogitam ajuizar uma ação contra a Eletrobras Piauí, por danos morais e materiais. Na região há restaurantes, padarias, imobiliárias, lojas de roupas, borracharias, dentre outros estabelecimentos comerciais, cujos donos relatam ter sofrido prejuízos expressivos por conta do problema.

A empresária Zunaria Lustosa, que possui uma loja na região, afirma que o movimento de clientes caiu nos últimos dias, por conta da falta de eletricidade. "Nós já ligamos diversas vezes para a Eletrobras. Eles dizem que vão resolver o problema, mas até hoje ainda não tivemos uma solução", protesta a empresária.

Daniel Martins acredita que os transformadores colocados pela Eletrobras sofreram uma sobrecarga. "Nós acreditamos que essa área precisa de um transformador com maior capacidade. Essas quedas que estão ocorrendo desde a sexta-feira, embora mais duradouras, não foram as primeiras. Há muito tempo essa área sofre com os serviços ruins da Eletrobras, inclusive com as oscilações constantes", conclui Daniel.

Mais sobre: