Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Provas objetivas do concurso da PM-PI acontecem em 30 de abril

Comando da Polícia Militar lançou na manhã de hoje (10) o edital do concurso para soldado, com 400 vagas. Concurso terá cinco etapas. Veja datas.

10/03/2017 13:30

Na manhã desta sexta-feira (10) a Polícia Militar lançou o edital do concurso para a formação de soldados, com 400 vagas. O objetivo é aumentar o efetivo policial do Estado e os aprovados no certame vão ocupar postos nos batalhões do interior do Estado.

A inscrição terá o valor de R$ 80 e poderá ser feita já a partir da próxima segunda-feira (13). O período de inscrição vai até o dia 27 de março. Os candidatos que vão pleitear isenção da taxa de inscrição devem ficar atentos para o prazo final da data de postagem para o envio da documentação, que é o dia 28 de março.

O concurso ocorrerá cinco etapas sendo a primeira realizada no dia 30 de abril, com a aplicação da prova escrita objetiva. A segunda etapa terá lugar nos dias 05 e 06 de junho, com a realização dos exames de saúde médico e odontológico dos candidatos aprovados na prova objetiva.

A terceira etapa ocorrerá entre os dias 05 e 14 de julho com a realização dos testes de aptidão física, a quarta etapa se dará no dia 14 de agosto com a realização do exame psicológico dos candidatos e do dia 25 ao dia 29 de setembro acontecerá a quinta etapa do concurso, com a investigação social da vida dos candidatos. O resultado final será divulgado no dia 20 de novembro.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Veja o cronograma:

As inscrições começam na segunda-feira (13). O resultado das inscrições deferidas para os candidatos que pleitearem a isenção da taxa de inscrição será divulgado no dia 04 de abril. Já os candidatos que pleitearam isenção da taxa de inscrição e tiveram o pedido indeferido terão até o dia 06 de abril para efetuar o pagamento do valor.

No dia 26 de abril, a Polícia Militar e a organizadora do certame vão divulgar na internet os locais de aplicação da Prova Objetiva, através do Cartão de Informação. A primeira etapa de aplicação da prova escrita objetiva acontecerá no dia 20 de abril. No dia 02 de maio será divulgado o gabarito preliminar da prova escrita objetiva. Em 03 e 04 de maio, os candidatos que quiserem contestar questões da primeira etapa da prova objetiva poderão entrar com recursos, e o resultado destes recursos sairão até o dia 17/05.

O resultado da prova escrita objetiva e a convocação para a realização dos exames de saúde pela Polícia Militar serão divulgados até o dia 29 de maio. Do dia 05 ao dia 16 de junho, serão realizados os exames médico e odontológico dos candidatos convocados na primeira etapa. O resultado destes exames sai no dia 23 de junho. O prazo para interposição de recursos referentes aos exames, por parte dos candidatos, são os dias 26 e 27 de junho. O resultado dos recursos e a convocação para a realização do Teste de Aptidão Física pela Polícia Militar acontecerá até o dia 03 de julho.

De 05 a 14 de julho serão feitos os testes de Aptidão Física e a divulgação do resultado destes testes se dará no dia 21 de julho. Recursos contestando o resultado dos testes de aptidão física poderão ser interpostos entre os dias 24 e 25 de julho. O resultado dos recursos desta etapa será divulgado no dia 07 de agosto, mesmo dia em que será feita a convocação para o Exame Psicológico. Este exame psicológico será realizado no dia 14 de agosto e o seu resultado será divulgado no dia 21 do mesmo mês.

Os candidatos que forem solicitar motivos de inaptidão e de avaliação devolutiva devem fazer isso entre os dias 22 e 23 de agosto e o prazo para as avaliações devolutivas serão entre os dias 28 de agosto e 08 de setembro. Os dias 11 e 12/09 serão destinados ao recebimento de recursos do Exame Psicológico. E o resultado desses recursos será divulgado no dia 22 do mesmo mês, quando também serão convocados os aprovados nesta etapa para a investigação social.

A etapa de investigação social dos candidatos do concurso se dará entre os dias 25 e 29 de setembro e a divulgação do resultado desta etapa acontecerá no dia 25 de outubro. Recursos contestando a etapa da investigação social por parte dos candidatos deverão ser interpostos nos dias 26 e 27/10 e no dia 10 de novembro, será divulgado o resultado do julgamento destes recursos.

O resultado final do concurso para soldado da Polícia Militar neste ano de 2017 será divulgado até o dia 20 de novembro.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações da Polícia Civil
Mais sobre: