Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto realiza ações para melhorar a educação em cidade do interior

A escola de taipa no interior de Miguel Alves tem sido o local escolhido pelos voluntários para dar atenção e garantir mais qualidade aos alunos

01/03/2015 09:32

Formado por 24 jovens voluntários, o grupo Lúmens, que faz um ano no próximo mês de abril, nasceu com a missão de dar maior visibilidade a uma escola rural da comunidade Sambaíba, na cidade de Miguel Alves. “Não temos envolvimento com políticos, instituições privadas e nem religiosas, nossas campanhas são financiadas pelos próprios integrantes do grupo e por doações de terceiros, fazemos campanhas através das redes sociais, não temos sede própria”, afirma Flaviane Tajra, membra do grupo.

A escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, que ficou conhecida como escolinha de taipa, é na verdade uma das últimas escolas deste tipo na cidade. A maioria delas já foi transformada em prédios com estruturas firmes, de acordo com a prefeita Salete Rego. “Nós tínhamos 19 escolas de taipa no início do mandato, agora só são duas. E a gente vai resolver”, afirma.

Para Flaviane, o projeto tem também o papel de despertar na comunidade um maior interesse pela educação. “Do mês de abril de 2014 até hoje, fizemos várias ações lá na comunidade, com o objetivo de despertar na comunidade o senso de importância daquela escola para o futuro das crianças e do próprio povoado, a cada ação vemos crescer neles”, afirma a integrante do projeto.

A Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição existe há 14 anos e foi construída pelos próprios moradores do povoado, nela estudam 50 crianças entre 03 a 10 anos.

De acordo com a prefeita, a meta é que em breve a escola também esteja funcionando em um prédio novo.

Projeto distribuirá cadeiras escolares doadas para alunos da escola

Através de doações, diversos objetos essenciais aos alunos da Escola Nossa Senhora da Conceição já podem ser aproveitados. Hoje (01) serão entregues cadeiras que servirão de assento para os estudantes e que foram arrecadadas por meio do projeto Lúmens.

Além das cadeiras, o projeto já levou à escola outros objeto essenciais. No fim do ano passado, um freezer susbstitiu o filtro de barro que matava a sede dos alunos.

 “Foi um dia de muita alegria, tanto para os moradores quanto para o grupo. Mais uma etapa concluída, nosso de trabalho de formiguinha está dando muito certo, somos eternamente gratos pela ajuda e apoio de todos estão do nosso lado”, afirma Flaviane Tajra sobre a entrega do freezer.

Agora os integrantes do Lúmens lutam para que a escola seja reformada e ganhe banheiros e outros benefícios, além de uma nova estrutura física. Enquanto isso, a própria comunidade cuida do local.

“Alguns pais se reuniram e refizeram o telhado e o reboco das paredes, e tamparam os buracos do chão das salas de aulas, pintaram as paredes de cal amarelo, rosa, azul”, completa Flaviane.

A matéria completa você confere na edição deste domingo do Jornal O Dia

Por: Francicleiton Cardoso
Mais sobre: