Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto leva loja a céu aberto para moradores de rua

Todos os produtos oferecidos durante o The Street Store são fruto de doações

04/08/2015 06:46

Com o objetivo de levar humanidade aos moradores de rua, o projeto The Street Store Teresina será uma loja de rua a céu aberto onde o morador terá a experiência de escolher seus próprios produtos sem nenhum custo. A primeira edição acontece dia 15 de agosto, das 8h às 17h, na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, a Praça da Bandeira.
Foto: Elias Fontenele/ODIA


Todos os produtos oferecidos durante o The Street Store são fruto de doações recebidas com antecedência ou no próprio dia do evento. Todos os envolvidos no projeto, cerca de 50 voluntários, também estarão doando seu tempo, força de trabalho e solidariedade em prol da causa humanitária. “A experiência está sendo enriquecedora. A possibilidade de ajudar pessoas que não são notadas pela sociedade, poder dar um pouco de visibilidade a eles, e os fazerem se sentir parte do meio”, conta Rafaella Nunes, integrante da equipe do projeto.

A loja a céu aberto oferece cobertores, roupas, calçados e acessórios, entre outras peças, que uma pessoa precisa para se aquecer durante uma noite fria, ou simplesmente para passear com uma peça de roupa bacana.

“O projeto tem como foco os moradores de rua, mas não barraremos ninguém que tenha necessidade e queira levar peças da loja, pois o projeto visa ajudar todas as pessoas que precisam de roupas e sapatos”, explica Rafaella Nunes.

As doações podem ser realizadas até o dia 8 de agosto. Podem ser doadas roupas, calçados, cintos, lenços, bijuterias, bonés, chapéus, cangas, bolsas, mochilas, carteiras, cobertores, travesseiros, almofadas, mas preferencialmente roupas e sapatos. Também são aceitas roupas infantis, femininas e masculinas (preferencialmente masculinas). Os pontos de coleta estão organizados pelas zonas Norte, Sul e Leste de Teresina. A preferência é por roupas masculinas, já que a maioria dos moradores de rua são homens.

Este projeto surgiu em janeiro de 2014, na Cidade do Cabo (África do Sul), como uma loja de rua sem fins lucrativos. Já aconteceu em cidades nos Estados Unidos, México, Argentina, Canadá, África do Sul, Bélgica, Colômbia, Costa Rica, Noruega, Honduras, Gana, Índia, Reino Unido e Senegal. No Brasil, aconteceram edições em São Paulo, Fortaleza e Belém, além de Belo Horizonte. “A ideia do projeto é mundial. Aqui em Teresina, seguimos a ideia principal que é a de ser a primeira loja de rua, com o apoio do governo, onde o morador de rua pode ir lá e escolher o que ele quer”, acrescenta Rafaella.
Por: Ana Paula Diniz - Jornal O DIA
Mais sobre: