Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Projeto distribui sopa e material de higiene a moradores de rua de Teresina

Ação é resultado da união de 11 amigos e, em um mês, já reúne mais de 100 colaboradores.

14/04/2016 15:36

Um projeto nascido da união de 11 amigos que decidiram fazer o bem ao próximo sem esperar retorno. Assim pode ser traduzido o Sopa das Cores, uma ação social iniciada há apenas um mês, que alimenta o corpo (e por que não alma?) de moradores de rua de Teresina. Um dos organizadores do projeto o define como “mostrar para aqueles, que são invisíveis aos olhos das pessoas, que ainda há quem ser preocupe com eles. Que os enxergue”.

Fotos: Elias Fontinele/O Dia


Ítalo Dantas e Junior Brandão são dois dos organizadores do Sopa das Cores

Muito mais que distribuir sopa para quem vive na rua, o Sopa das Cores surge com a missão principal de mostrar para a sociedade que é possível fazer o bem sem precisar de muito. Junior Brandão, um dos idealizadores do projeto, explica que a ação é toda promovida a partir de pequenas doações que, somadas, fazem a diferença na vida de muitas pessoas.

“Antes de pedir para que nos ajudem, nós primeiro agradecemos àqueles que nos recebem, que se abrem para essa possibilidade linda que é a doação, a entrega ao outro. Recebemos, principalmente, a doação de alimentos não perecíveis e itens de higiene com os quais montamos os kits. E de pouquinho em pouquinho, conseguimos alimentar e dar assistência para aqueles que acham que não fazem mais parte dessa sociedade”, explica Junior Brandão.


Para Junior Brandão, o projeto Sopa das Cores tem a missão principal e incentivar as pessoas a fazerem o bem

Iniciado com o trabalho conjunto de 11 amigos, em apenas um mês o Sopa das Cores já conta com a colaboração de mais de 100 pessoas, atendendo a moradores de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade em toda a Teresina. O grupo trabalha subdividido em equipes que cuidam da divulgação do projeto, da arrecadação dos materiais, da preparação da sopa e do kit de higiene.

Para Ítalo Dantas, outro organizador do projeto, nada é mais gratificante que a surpresa no rosto dos moradores de rua ao receberem o alimento. “É uma pessoa que está naquela situação e que não espera nada de ninguém. E de repente você chega lá com algo que vai deixa-lo alimentado, um pouco de carinho, uma palavra amiga, para mostrar que se importa. A sensação na hora é de prazer. Te dá prazer aquele gesto”, diz ítalo.


Ítalo Dantas diz que sente prazer em ajudar aqueles em situação de vulnerabilidade: 'é dar um pouco de carinho'

Junior Brandão reafirma o que diz o amigo, e ressalta: “Eu me sinto completo e acho que as pessoas podem compartilhar desse sentimento também. Me sinto parte de um todo, sinto que faço a diferença. É muito bom saber que tem alguém que precisa de mim do mesmo jeito que eu preciso de alguém. É gratificante”, finaliza.

O Sopa das Cores vai estar, no próximo domingo (17), distribuindo sopa na Praça Pedro II. Quem quiser ajudar e dar força ao projeto, pode encontrar mais informações na página oficial do Facebook .

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: