Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Programa vai regularizar mais de 36 mil imóveis no Piauí

Os proprietários de imóveis financiados pela extinta Cohab vão poder ter acesso a escritura.

12/10/2015 14:45

Foto: Ana Paula Diniz

Mais de 36 mil imóveis no Piauí vão poder ter a situação regularizada através do programa Minha Casa Legal, desenvolvido pela Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi). Através do programa, os proprietários de imóveis financiados pela extinta Cohab, vão poder ter acesso ao documento de escritura.

Este documento garante aos proprietários, que já quitaram os imóveis, o direito de ter acesso a linhas de crédito para reforma, venda ou negociação do imóvel, além de dar a segurança jurídica necessária para assegurar os direitos do morador. 

Em Teresina, vão ser beneficiados, na primeira fase do programa, os moradores dos bairros Parque Piauí, Bela Vista e Morada Nova. No interior, os municípios de Guadalupe, Campo Maior e Floriano também devem ser atendidos pelo Minha Casa Legal. 

“Fizemos um levantamento, através de visitas a essas comunidades, e percebemos que a maioria das pessoas, apesar de ter o imóvel quitado, não possui o documento definitivo. O Minha Casa Legal vai dar oportunidade a essas pessoas de terem acesso à escritura, de forma simplificada”, explica o presidente da Emgerpi, Ricardo Pontes. 

O objetivo do programa é atender os moradores de 24 empreendimentos habitacionais até o fim de 2016. O Parque Piauí, na zona Sul de Teresina, é o primeiro bairro que vai ser beneficiado pelo programa Minha Casa Melhor. 

“Os moradores devem se dirigir a Casa do Mutuário, no Centro, próximo à Praça Saraiva, portando toda a documentação pessoal do proprietário e a documentação do imóvel”, explica Ricardo Pontes. 

Nos próximos meses, o processo de expedição da escritura de imóveis deve iniciar também no interior do Estado. “Temos escritórios nas cidades de Floriano, Picos, Campo Maior e Parnaíba, onde os moradores das cidades do interior vão poder dar entrada ao processo de escritura dos imóveis”, garante o presidente da Emgerpi.

Por: Natanael Souza - Jornal O DIA
Mais sobre: