Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Profissionalização contribui para desaparecimento das costureiras

Profissão está passando por transição devido ao surgimento de cursos de graduação.

26/05/2016 07:37

Ontem, 25 de maio, foi comemorado o Dia Nacional da Costureira - um ofício que antes era passado de mãe para filha, hoje já disponibiliza cursos técnicos e profissionalizantes para quem deseja costurar.

Raimunda Fortes, que já foi costureira, diz que aprendeu a costurar com sua mãe e começou fazendo roupas para bonecas. “Eu comecei a costurar porque a minha mãe costurava e as primeiras roupas que fiz foram de boneca. Muito tempo depois, eu comecei a costurar para adultos, depois eu tive minhas filhas e comecei a fazer roupa para elas. Passado o tempo, eu me envolvi com costura para eventos de ballet, teatro”, conta Raimunda, que também ensinou as filhas a costurar.

Raimunda conta que só parou de costurar devido a um problema de saúde. “Passei muitos anos fazendo ‘tchutchu’ de bailarina, fui parar agora porque estou com um problema nas mãos. Eu era muito conhecida em Teresina, mais precisamente na área de teatro. Antes de parar, ensinei para muita gente o meu serviço, principalmente como fazer os ‘tchutchus’ de bailarina, pois pouca gente sabia fazer aqui em Teresina. A maioria das pessoas foram orientadas por mim”, comenta orgulhosa.

Já a professora de moda da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Gizela Falcão, acredita que o crescimento da demanda pelos cursos nesta área fez a profissão evoluir. Contudo, a profissionalização do ofício aliada ao crescimento de grandes lojas de roupas e modernização do mercado têm contribuído para que a profissão comece a ser extinta.

“Hoje têm cursos mais avançados no tocante à modelagem, porque a costureira também modela e corta. A modelagem pode ser feita por vários processos, desde a mais simples – modelagem plana, à modelagem industrial e computadorizada”, explica Gizela.

A professora destaca ainda que o trabalho das costureiras continua sendo indispensável, ainda que o ofício esteja na lista de profissões que estão desaparecendo. “É de suma importância porque a costureira tem noção tanto de corte e costura como de modelagem, e não adianta você ter uma boa ideia se ela não puder ser desenvolvida de forma correta. Hoje, no mercado, há tanto a costureira técnica quanto quem se forma em moda e especializa na área que chamamos de montagem e modelagem”, conclui.


Por: Ioná Nunes - Jornal O DIA
Mais sobre: