Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Professores fazem protesto em frente ao Karnak por nomeação

Concursados em 2014, mais de 2 mil professores da rede estadual não foram nomeados.

07/01/2016 11:42

Um grupo de mais de trinta professores realiza protesto em frente ao Palácio do Karnak. Eles foram aprovados em concurso para dar aulas em escolas estaduais em 2014, e até agora esperam a nomeação. Os professores esperam desde 8:30 da manhã para conversar com o Estado, mas os portões do palácio estão trancados.

“Estamos aguardando algum tipo de finalização, mas ainda não conseguimos conversar com o secretário de Governo, e agora trancaram os portões. Até pegamos chuva aqui”, relata o professor Rodrigo, um dos aprovados.

Ele conta que, em 2014, três mil professores foram aprovados em concurso público. Apenas 700 foram convocados no ano passado, e destes, cerca de cem desistiram. Então uma nova convocação foi feita, para cobrir as vagas dos desistentes. Os professores chegaram a entregar os documentos, ainda em julho, mas não foi feita a nomeação.

“Alguns professores entre nós saíram de outros empregos esperando assumir essas vagas. Alguns estão desempregados”, disse o professor Rodrigo, que faz parte do grupo dos cem professores não nomeados. 

O professor Rodrigo comentou que a não nomeação não prejudica apenas os professores, mas também os estudantes. "Os alunos não estão tendo a oportunidade de ter aulas em tempo integral. Têm de assistir apenas duas ou três aulas por dia por falta de profissionais", explica. 

O concurso vence em setembro de 2016.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Andrê Nascimento (estagiário)
Mais sobre: