Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Produtos "œdetox" conquistam público que busca saúde e redução de peso

A dieta é uma tipo de alimentação baseada no consumo de frutas, hortaliças e suchás (mistura de sucos e chás), e sem açúcares e gorduras.

03/05/2015 07:55

O nome “detox” já sugere o efeito que será conquistado pelo consumidor: a desintoxicação do organismo. Cresce o consumo de produtos e alimentações combinadas, que oferecem um tipo de “limpeza” do corpo que é, segundo os adeptos da medida, diariamente exposto a agrotóxicos consumidos em alimentos, poluição do ar e incorporados através do contato com elementos quimicamente modificados de inúmeros produtos. Além de limpar o organismo, as dietas a base de produtos detox prometem perda de peso em um curto período de tempo.

O mercado desses produtos e dietas está em expansão em Teresina. A preocupação dos teresinense em manter o peso ideal é tamanha, que segundo dados recentemente divulgados pelo Ministério da Saúde, Teresina está entre as capitais com menor número de obesos e pessoas com sobrepeso no Brasil. De acordo com a pesquisa, a quantidade de moradores da capital com excesso de peso cresceu 44,5%, ocupando a 25ª posição no ranking, enquanto a população de obesos aumentou 12,8%, deixando o a capital piauiense na 26ª posição entre as outras 27.

Por perceber a crescente demanda neste setor de dietas, a família da educadora física Andressa Fonseca resolveu investir no empreendimento. Há sete meses, o espaço dos fundos da casa da família se transformou em uma pequena fábrica especializada no preparo das refeições de desintoxicação.

Foto: Jailson Soares/O Dia


Andressa Fonseca, junto com a família, transformou parte da casa numa empresa de “detox”

“Esse tipo de negócio já estava bem conhecido em Fortaleza e nós tínhamos parentes lá no Ceará que mexiam com isso. Minha prima instigou minha mãe a trazer para cá e foi quando surgiu o interesse. Minha mãe foi até lá, aprendeu tudo com a nutricionista, veio para Teresina, fez uma semana de teste e percebeu que podia investir. Agora, atuamos neste mercado de dietas detox, que tem crescido cada vez mais a procura”, explica Andressa. 

A empresa é praticamente familiar. Mãe, filhas e cunhados dão conta do preparo de todas as refeições e entrega aos clientes. A dieta detox é um tipo de alimentação específica baseada no consumo de frutas, hortaliças, água e suchás, que misturam sucos e chás, onde são restritos a ingestão de alimentos com lactose, gordura, açúcar, glúten e cafeína. Geralmente, o consumidor adota a medida de dieta por sete ou três dias.

Além da rápida perda de peso conquistada por alguns, a dieta detox é constantemente procurada por pessoas que apresentam sintomas como cansaço excessivo, insônia, dificuldade de digestão, mau funcionamento do intestino, excesso de gases, retenção de líquido, falta de concentração, dores de cabeça e dificuldade para perder peso.


Veja mais detalhes na edição deste domingo (03) do Jornal O Dia

Por: Glenda Uchôa - Jornal O Dia
Mais sobre: