Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Procura por vaga para trabalho doméstico aumenta 40% nos últimos anos

Alta taxa de desemprego e regulamentação do emprego doméstico atraem candidatos ao segmento.

27/04/2016 07:23

Neste dia 27 de abril é comemorado o Dia da Empregada Doméstica e a categoria tem muito a comemorar, principalmente após a aprovação da PEC das Domésticas, em 2013. A nova legislação garante direitos como indenização em demissão sem justa causa, FGTS, salário-família, adicional noturno, auxílio-creche, seguro-desemprego, entre outros benefícios que não eram obrigatórios.

Com as mudanças, a profissão de emprega doméstica deixou de ser vista como uma última opção e passou a ser uma alternativa de renda para quem está desempregado. Segundo Marcélia Carpaxo, especialista em treinamento de empregados domésticos, a procura na área aumentou consideravelmente, em torno de 40%.

“Muitas pessoas estão procurando essa profissão como uma opção de renda. Até pessoas de outras áreas estão buscando emprego como doméstico, em torno de 10%. Esse aumento deve-se a grande taxa de desemprego no país”, disse.

Mesmo com a grande oferta de profissionais na área, Marcélia explica que o número de contratações teve uma queda, sobretudo devido à crise econômica. A especialista afirma também que o empregador diminuiu a quantidade de profissionais do lar em casa, optando por apenas uma pessoa para exercer diversas funções, como cuidar dos filhos, cozinhar, lavar e passar roupa além de limpar a casa.

“Essa é a babá doméstica ou cozinheira doméstica. O empregador está propondo uma pretensão salarial mais atraente, de até R$ 1.200, o que motiva os empregados. Esse é o perfil que as pessoas procuram para quem vai dormir no emprego, geralmente pessoas quem vêm de outro Estado ou cidade e não têm onde ficar, e que cumprem a carga horária na residência, estando à disposição do empregador e, caso haja necessidade, ele dará um extra por fora”, relata.

De acordo com Marcélia, o empregado doméstico não é somente um artigo de luxo, mas sim uma necessidade, vez que o empregador tem uma vida cheia de atividades e precisa de alguém para cuidar da família e da casa. Além disso,o empregador também está mais rigoroso quanto às leis, que seguem as normas da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Diaristas

Diferente do empregado doméstico, a procura por diaristas tem diminuído no mercado piauiense. Isto porque os empregadores estão optando por empregados que tenham mais tempo para cuidar da família e afazeres domésticos. Marcélia Carpaxo ressalta que a presença de uma diarista, geralmente, é requisitada quando o empregador passa a maior parte do tempo fora de casa, como um executivo.

“As pessoas têm o hábito mais familiar, de ir almoçar em casa, de ficar com a família no horário do almoço; então, por mais que tenha diminuído a procura por contratação de empregados domésticos, também não teve aumento da procura por diaristas”, pondera a especialista.

Qualificação

Marcélia Carpaxo destaca ainda que os clientes estão mais exigentes quanto à seleção de um candidato. “Ele [o empregador] procura uma empresa que já tem um procedimento, indicações e que faça todo o procedimento, realize as entrevistas, observe as opções de perfis, idade, entre outros aspectos, além de dar mais segurança também”, disse.

Um ponto importante que a especialista destaca é com relação à capacitação. Ela conta que os candidatos a vagas de empregados domésticos estão se profissionalizando e buscando qualificações e que estes requisitos são essenciais no momento da contratação. Segundo ela, há casos em que uma doméstica chega a concorrer com sete candidatos por uma vaga.


Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: