Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Procon dá 15 dias para Agespisa apontar solução para o abastecimento

Em audiência realizada no Ministério Público, usuários relataram que estão há duas semanas com serviço suspenso.

28/09/2016 18:35

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, estabeleceu um prazo de 15 dias para que a Agespisa apresente um relatório com as medidas que a empresa pretende desenvolver para regularizar o abastecimento d'água nos bairros da cidade. Nesta quarta-feira (28), o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou uma audiência com representantes da companhia e com moradores de três bairros da capital que estão há duas semanas com o fornecimento d'água interrompido - Morada Nova, Catarina e Renascença II.

Durante a reunião, que ocorreu na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), os usuários informaram que a suspensão do serviço está provocando enormes transtornos a todas às famílias que residem nos bairros atingidos.

O representante da Agespisa, José Orlando Vicente,relatou que a companhia enfrenta inúmeras dificuldades, entre as quais a perda de cerca de 50% da produção de água com vazamentos e ligações clandestinas, além da inadimplência de parte dos consumidores.

Ele ainda afirmou que a companhia sempre realiza remanejamentos das partes baixas da cidade - com isolamento e redução de fluxo - para a parte mais alta da cidade, com o intuito de garantir que todas as regiões sejam atendidas.

Após escutar as alegações apresentadas pela companhia, o Procon solicitou a apresentação do relatório contendo as medidas que a empresa pretende desenvolver para regularizar o abastecimento nas comunidades que estão com o serviço suspenso.

Depois desse prazo, o Ministério Público realizará uma nova audiência, no 3 de novembro, para que a Agespisa apresente outro documento, desta vez contendo um plano com ações de curto a longo prazo, destinadas  a solucionar definitivamente a precariedade do abastecimento de água em todo o município de Teresina.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: