Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Procissão de Corpus Christi reúne milhares de fieis na capital

Um tapete de pó de serragem com cerca de cem metros foi confeccionado por voluntários, trazendo mensagens de fé e imagens que representavam Jesus.

04/06/2015 19:19

A tradicional procissão de Corpus Christi teve início por volta das 18 horas desta quinta-feira, na Catedral Nossa Senhora das Dores, localizada na praça Saraiva, Centro de Teresina. De lá, os fiéis e os clérigos caminharam até o adro da  Igreja de São Benedito, na avenida Frei Serafim.

Um tapete de pó de serragem com cerca de cem metros foi confeccionado por voluntários, trazendo mensagens de fé e imagens que representavam Jesus. 

O arcebispo Dom Jacinto Brito percorreu o tapete para levar ao altar o Santíssimo Sacramento, símbolo religioso que sai da igreja às ruas somente nesta ocasião.

Tradicional procissão de Corpus Christi mobilizou milhares de fieis em Teresina (Fotos: Elias Fontinele / O DIA)

A solenidade que recorda a quinta-feira em que Jesus constituiu a Sagrada Eucaristia, foi organizada por fieis da Igreja em parceria com o arcebispo Dom Jacinto. O tradicional tapete de serragens foi confeccionado na maioria das cidades brasileiras onde a comunidade católica celebrou o dia com procissão, algumas cidades produziram tapetes de até dois mil metros. 

O nome Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue. A solenidade acontece sempre em uma quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do sacramento da Eucaristia. “O dia em que nós católicos damos testemunho público da nossa fé na presença real da Eucaristia. Jesus prometeu estar conosco até o fim do mundo, e a forma que ele encontrou para estar conosco foi esta, onde ele está substancialmente presente no meio de nós em corpo, alma, sangue e divindade. Nós não caminhamos para Jesus, nós caminhamos com Jesus, pois ele está em nós”, diz o Padre Rivaldo Araújo, pároco na Igreja de Santa Teresinha do Menino Jesus, localizada no Bairro Dirceu II. 

O arcebispo Dom Jacinto Brito (Fotos: Elias Fontinele / O DIA)

Esta é a quinta vez que o tapete foi feito em Teresina, este ano teve cem metros, iniciado na frente da Igreja de Nossa Senhora das Dores até a estátua do Conselheiro Saraiva, em um dos portões da praça, confeccionado por membros das pastorais da igreja que se unem na preparação da festividade. “Ornamentamos a praça com um lindo tapete feito de serragens, sal, pó de café a várias mãos. Quando a gente vai fazer uma festa na nossa casa, enfeitamos para receber os convidados. Enfeitamos nossa casa para receber os convidados e receber Jesus, que ao final da missa passará por cima do tapete” explica o jovem Matheus Nunes, membro da Pastoral dos Acólitos, que esteve a frente da organização, “esperamos o maior número possível de fiéis católicos para esta missa, pois ela recorda a quinta-feira santa, data importante para nós pois foi quando Jesus constituiu a Sagrada Eucaristia. Uma festa de ato popular, a única onde Jesus sai às ruas pela eucaristia. A cada ano inovamos com alguma coisa, neste ano aumentamos o tamanho do tapete e enfeitamos e decoramos as ruas onde a procissão irá passar”, conta.

Fiéis de todas as paróquias da cidade se reúnem na Catedral para celebrar o dia. “Este dia mostra a unidade do povo de Deus da arquidiocese de Teresina, mostrando nossa fé, pois Jesus é o corpo de Deus, o pão que nos alimenta espiritualmente. É de suma importância para a comunidade pois a Eucaristia representa Jesus Cristo para a Igreja Católica”, conta Assunção Gomes, conselheira econômica da Catedral Nossa Senhora das Dores. 

O evento reuniu uma multidão de católicos, deixando a praça Saraiva de um jeito diferente do habitual. A aposentada Bernadete Ramos, frequenta a Paróquia Sagrado Coração de Jesus Cristo no Alto da Graça e participa da procissão de Corpus Christi há mais de 30 anos. “É maravilhoso, todo ano eu saio da minha casa na Morada do Sol e venho. Esta data eu não falto de jeito nenhum. Quem tem Deus no coração tem tudo, a maior riqueza que temos hoje é a nossa fé, digo isto porque perdi meu marido recentemente, com quem fui casada por cinquenta anos, e quem me dá força é Deus”, declara Bernadete.  

Para os jovens da Pastoral dos Acólitos este dia foi especial, pois foi o ano onde houve uma maior participação desta entidade. “Todos os anos quem participavam eram os seminaristas, sem muitos acólitos, esse ano temos nos organizado para poder integrar mais as paróquias”, declara a estudante Adriana Ferreira, membro da Pastoral dos Acólitos há 1 ano, que reitera “para nós é uma honra ser acólito, pois somos nós que estamos mais próximos da Eucaristia durante a Santa Missa. E hoje estamos ainda mais felizes, pois a Eucarisita é o grande mistério da nossa igreja, outras religiões não creem que o próprio Cristo está na Eucaristia, mas para nós é o ápice da nossa fé. Então, esta festa, depois do Sábado Santo e da Páscoa, é a mais importante para nós”.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) e outros políticos participaram da missa realizada em frente à Igreja de Nossa Senhora das Dores. O deputado Silas Freire (PR), a vereadora Teresa Brito (PV) e o vereador Paulo Roberto da Iluminação (PTB) estão entre os que marcaram presença no evento católico (Fotos: Elias Fontinele / O DIA)

Fonte: Ana Paula Diniz
Por: Jornal O DIA
Mais sobre: