Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Família de prefeito e políticos passam em concurso e geram desconfiança

Candidatos acionaram a promotoria de Justiça do Ministério Público Estadual, que vai iniciar os procedimentos de apuração de irregularidades.

07/02/2017 11:17

O concurso público promovido pela Prefeitura de Bom Princípio do Piauí está sob investigação do Ministério Público do Estado após a denúncias de irregularidades na aplicação de provas. No resultado preliminar divulgado pela empresa responsável pelo certame, a Águas Marinhas Consultoria, aparecem os nomes da primeira dama do município, de vereadores e do presidente da Câmara de Bom Princípio como aprovados.

Além disso, os candidatos denunciaram ainda possíveis irregularidades na correção das provas e divulgação da pontuação feita por cada um nas provas objetivas. O exame foi aplicado no último dia 22 de janeiro numa escola pública de Bom Princípio, e era composto por questões de conhecimentos gerais e específicos. Na tabela divulgada pela organizadora do certame, os 25 primeiros candidatos aprovados para a vaga de vigia apresentam a mesma pontuação, tendo fechado a prova.

O mesmo se observa na pontuação dos seis primeiros candidatos (aprovados) para as vagas de socorrista do SAMU. Neste último caso, o candidato classificado em terceiro lugar é o vereador Antônio de Pádua Vieira, o Padinho, que foi eleito com 210 votos nas eleições municipais do ano passado.

Além do nome de Padinho, constam ainda como aprovados no concurso a primeira-dama do município, Ana Karla Vieira Diniz (quarto lugar para Supervisor Escolar), o presidente da Câmara dos Vereadores, Jacinto Costa Moraes (segundo lugar para enfermeiro) e o secretário de Saúde do município, Zilmar Silva Neres.

A assessoria do Ministério Público do Piauí informou que a Promotoria de Justiça de Buriti dos Lopes, que atende Bom Princípio, já foi acionada pelos candidatos e que todas as denúncias foram recebidas. As apurações estão a cargo da promotora Francineide de Sousa Silva, que afirmou estar abrindo o processo de investigação sobre o concurso.

O PortalODia.com tentou contato com o prefeito de Bom Princípio, Francisco Apolinário Costa Moraes, mas as ligações caíram na caixa de mensagem. A reportagem procurou ainda a Águas Marinhas Consultoria, responsável pelo certame, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto. Na página da empresa na internet, todas as publicações se resumem aos editais e divulgação do resultado de concursos de Bom Princípio, não constando os outros certames organizados pela consultoria além do da Prefeitura e da Câmara Municipal da cidade.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: