Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PRF autua 3.522 veículos durante o Carnaval; 3 mortes nas BRs do Piauí

Durante a Operação Carnaval 2015, 64 veículos irregulares foram retidos e 10 pessoas foram presas.

17/02/2015 16:15

A Operação Carnaval 2015 teve início na última sexta-feira (13) e conta com uma fiscalização mais rigorosa nas BRs do Piauí devido ao período festivo. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante os quatro primeiros dias de carnaval, 3.522 veículos foram autuados, sendo 1.980 por excesso de velocidade, 215 por ultrapassagem proibida e 55 por embriaguez. A PRF alerta que a quantidade de flagrantes por excesso de velocidade e ultrapassagens é preocupante, visto que essas infrações têm relação direta com as colisões frontais, principal causa de morte nas BRs do país. 

Durante a Operação, 64 veículos irregulares foram retidos e 10 pessoas foram presas, sendo oito por embriaguez ao volante. Nesse mesmo período, foram notificados 24 acidentes nas BRs do Piauí com três vítimas fatais. A primeira morte foi registrada na sexta-feira (13), véspera de carnaval, na BR-316, próximo ao município de Jerumenha, decorrente de um acidente do tipo atropelamento de animal seguido de atropelamento de pedestre. Os outros dois óbitos aconteceram no domingo de carnaval (15). Um por conta de um acidente do tipo saída de pista na BR 316, em Monsenhor Gil, e o outro aconteceu na BR-343, em Campo Maior, devido a um acidente do tipo colisão frontal. 

A Operação Carnaval 2015 está inserida na segunda etapa da Operação Integrada Rodovida, que tem o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito. Durante o período das festas carnavalescas, a PRF modifica o planejamento das ações e adapta a fiscalização a fim de reforçar o combate ao excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas e embriaguez. 

As informações fornecidas pelo setor de estatísticas como dias, horários e locais em que há mais ocorrências de acidentes subsidiam o planejamento para o posicionamento estratégico das viaturas e a definição de comandos específicos. A ação continua nesta terça-feira (17) e deve se estender até a quarta-feira de cinzas (18).

Edição: Nayara Felizardo
Mais sobre: