Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Previsão meteorológica aponta condições favoráveis para chuvas no Piauí

Nesta terça-feira, menor temperatura deve ser de 18°C, no sudoeste do Piauí. Em Teresina, varia de 23°C a 32°C.

02/03/2015 17:32

Um boletim meteorológico divulgado nesta segunda-feira (2) pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) indica condições favoráveis à ocorrência de precipitações nos próximos dias, nas regiões Norte, Centro-Norte e Sudeste do Estado.

"A posição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no Atlântico, a sul do Equador (3°S), ainda que em atividade moderada, continua favorecendo para a ocorrência de chuvas no Piauí", informa a análise meteorológica divulgada pela Semar.


Para esta terça-feira (3), a previsão é de céu claro e parcialmente nublado, com chuvas e trovoadas no litoral e na região sudoeste. Nas demais áreas, as chuvas serão isoladas e passageiras. 

Para a capital, o boletim indica sol entre nuvens e chuva passageira à tarde ou à noite, com temperatura máxima de apenas 32°C e mínima de 23°C. Ainda na terça-feira, a menor temperatura deve ser de 18°C, no sudoeste do Piauí.

A gerente de Hidrometeorologia da Semar, Sônia Feitosa, esclarece que tanto a zona de convergência intertropical (ZCIT) quanto a zona de convergência de umidade (ZCOU) têm contribuído para a ocorrência de chuvas no Estado. A primeira atua, sobretudo, nas regiões Norte e Centro-Norte, enquanto esta última favorece mais as precipitações que ocorrem no Sudeste, Sul e Sudoeste do Piauí.

Zonas de convergência intertropical e de umidade têm favorecido a ocorrência de chuvas no Estado (Fotos: Marcela Pachêco / O DIA)

Quarta-feira - Já para a próxima quarta-feira, dia 4, a tendência do tempo na capital deve variar entre céu claro e parcialmente nublado, com discreta possibilidade de chuva passageira - à tarde e à noite -, e temperaturas variando entre 23°C e 33°C.

Nas regiões norte e centro-norte há chances de haver chuvas com trovoadas isoladas. E no sudoeste, o tempo estará claro a parcialmente nublado, com possibilidade de precipitações e trovoadas isoladas, podendo ser localmente forte em algumas áreas.

Mais sobre: