Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presídio que homenageia Nelson Mandela provoca reação negativa na web

Alguns internautas apontam a escolha como uma incoerência ao relacionar a imagem do ativista com um lugar onde homens serão privados da sua liberdade.

14/09/2017 18:09

A Penitenciária Regional Nelson Mandela inaugurada na manhã de hoje (14), na cidade de Campo Maior, tem gerado repercussão negativa nas redes sociais. Isso porque, o presídio leva o nome de um dos ícones da luta pela liberdade e pela igualdade racial, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Madiba, como era conhecido no seu clã, além de ganhador do Prêmio Nobel da Paz, também foi preso por 27 anos pelo seu ativismo contra a segregação racial.

Mandela é um dos ícones mundiais da luta pela liberdade. (Foto: Reprodução)

A importância do ex-presidente sul africano para a luta pela liberdade é inquestionável. Por isso, a nomeação da penitenciária tem despertado comentários de piauienses insatisfeitos com a escolha. Alguns internautas questionam se o nome do novo presídio não seria apenas uma “brincadeira”, já outros afirmam que a escolha foi uma incoerência ao relacionar a imagem do ativista com um lugar onde homens serão privados da sua liberdade.

“Parabéns ao governo do estado do Piauí que inaugura uma penitenciária com o nome de Nelson Mandela! E o movimento negro como está no governo, vai ficar calado. Me poupe! Nos poupe! Não representa!”, diz uma das publicações. Já outro internauta brinca “Depois da penitenciária Nelson Mandela, governo do Piauí inova mais uma vez e anuncia fábrica de produtos bélicos Mahatma Gandhi”. (Veja imagens no final desta matéria)

Penitenciária foi inaugurada na manhã de hoje (14). (Foto: Divulgação/Sejus)

Outro ponto curioso na inauguração da penitenciária, e que não escapou aos olhos dos piauienses, foi o nome do diretor do presídio, Thanack Hitler. 

Projeto de lei

O nome do presídio foi instituído a partir do projeto de lei 58/2017, de autoria do deputado Aluísio Martins. No documento, o deputado afirma que a escolha do nome se deu porque Nelson Mandela é um homem que “foi um grande ícone para a humanidade e merece ter muitas homenagens, uma delas é a Penitenciária Regional de Campo Maior/PI”, e acrescenta que Mandela “é um nome que inspira ação”.

Em entrevista ao O Dia, o deputado afirmou que a intenção inicial era homenagear alguma figura importante para o estado do Piauí ou para a cidade de Campo Maior, mas lamentou que muitas vezes as famílias não querem associar o nome da pessoa a uma penitenciária. Por isso, o deputado decidiu homenagear o ex-presidente sul africano que, segundo ele, foi alguém que permaneceu preso, refletiu sobre a sociedade e, posteriormente, ao ser posto em liberdade, tornou-se presidente da África do Sul.

"A penitenciária de Campo Maior é um presídio modelo, em que a ideia é buscar a ressocialização dos presos. Muitas pessoas não querem associar o nome dos seus familiares a um presídio, mas temos que entender que o presídio é um mal necessário. A penitenciária não é um local para punição e sim para recuperar esses detentos para que eles voltem para o convívio em sociedade", destaca o deputado.

Veja as postagens que repercutiram na internet:

Repercussão na internet. (Foto: Reprodução/Twitter)

Repercussão na internet. (Foto: Reprodução/Twitter)

Repercussão na internet. (Foto: Reprodução/Twitter)

Repercussão na internet. (Foto: Reprodução/Facebook)

Repercussão na internet. (Foto: Reprodução/Facebook)

Repercussão na internet. (Foto: Reprodução/Facebook)

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: