Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presidente da AIP denuncia que presidente da CNI quer se perpetuar no cargo

Joaquim Filho afirma estar preocupado com a convocação da diretoria e do conselho da CNI para tratar de mudanças no estatuto da entidade. O encontro está agendado para a próxima terça-feira, 24 de maio.

20/05/2016 15:51

O presidente da Associação Industrial do Piauí (AIP), Joaquim Costa Filho, denunciou que o atual presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, pretende realizar uma manobra com vistas a se perpetuar no comando da entidade nacional.

Joaquim Filho afirma estar preocupado com a convocação da diretoria e do conselho da CNI para tratar de mudanças no estatuto da entidade. O encontro está agendado para a próxima terça-feira, 24 de maio.

Hoje, é permitida uma reeleição na Confederação, assim como na maioria das federações estaduais, regra que, segundo Joaquim Filho, tem ajudado a acabar com verdadeiras dinastias que se perpetuavam e se perpetuam no comando dessas entidades nos Estados.

Para o presidente da AIP, é "inconcebível que no atual contexto político-econômico pela qual o país passa, numa verdadeira batalha para restaurar a moralidade, a ética e a probidade, seja justamente uma entidade como a CNI, com todo seu histórico de lutas em defesa da indústria nacional, a tentar romper esse avanço".

"Fui, durante 25 anos, de uma forma ou de outra, ligado à CNI, e foi uma luta árdua conseguir limitar os mandatos presidenciais de nossa entidade nacional e dos Estados. Agora nos vem o presidente Robson Andrade com esta proposta retrógrada, justamente no momento em que o país passa por um processo de moralização. Não podemos concordar com essa proposta continuísta”, afirma Joaquim Filho.

Por fim, o representante das indústrias afirma que, caso a proposição de Robson Andrade seja aprovada, a tendência é que ocorra um efeito cascata nos Estados. “Se essa segunda reeleição for aprovada, como deseja o presidente, com toda certeza as federações vão replicar, voltando ao tempo dos mandatos infindáveis”, avisa.

Fonte: Da Redação
Mais sobre: