Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presença dos jovens é importante para manter viva a celebração da Páscoa

Período marcado por renúncias e orações conta cada vez mais com o público mais jovem.

27/03/2016 10:10

Após os 40 dias no deserto, a entrega total de Jesus, sua crucificação e sua morte, é chegado o momento em que Jesus Cristo ressuscita, neste domingo de Páscoa, celebrado no dia 27 de março. A data encerra o período de penitências da Quaresma e sinaliza o fim da Semana Santa, momento em que se espera mais dedicação e renúncia dos cristãos, que devem focar nas orações, na caridade e no amor de Deus. 

Derivado do latim Pascha, o termo Páscoa significa “passagem”, e é o símbolo maior da bondade de Deus. Segundo o padre Luís Eduardo Bastos, a data faz referência à saída da morte para a vida, onde “passamos por uma situação tenebrosa, uma situação tumultuosa que nos leva a buscar sempre a Deus e a salvação”. De acordo com o padre, é neste momento que Cristo garante a salvação e a vida eterna. 

O principal símbolo da Páscoa é a ressurreição. “A Páscoa é o próprio Cristo ressuscitado. Os símbolos que hoje nós presenciamos são mais comerciais: o coelho, os ovinhos da Páscoa, que significam criação, quantidade. A Páscoa mesmo é a passagem, a libertação. Ela nos introduz em uma confiança muito grande no Ministério de Deus. O símbolo na realidade é a liberdade e a vida nova”, explica Luís Eduardo Bastos. 

(Foto: Elias Fontelene/O Dia)

De acordo com o IBGE, pouco mais de 85% da população é cristã, totalizando 166 milhões de pessoas que se declaram católicas e evangélicas. Em um país predominantemente cristão, o Domingo de Páscoa é uma data que tem uma celebração significativa ao longo dos anos, sobretudo para os jovens. 

Para o padre Luís Eduardo Bastos, momentos de celebração como a Páscoa, cada vez mais conta com a presença ativa dos jovens que, durante a organização dos eventos, assumem papéis importantes para dá vida a essas datas. Luís Eduardo afirma que é impossível pensar na igreja sem lembrar- se da criatividade e do engajamento dos jovens. “A igreja deve acreditar no jovem, ela põem a sua confiança também na juventude, dando-lhes oportunidade, valorizando a sua vida, valorizando tudo aquilo que eles colocam como ideias novas e sua criatividade. E ela se serve muito do dinamismo e da criatividade, da boa vontade dos jovens e da sua fé que é impressionante. A nossa igreja é jovem. Uma igreja que não tem jovem fica muito arcaica. Tem que ter expressões juvenis para animar, dá esperança ao povo”, pontua o padre. 

Jovens participam de renúncias religiosas durante Semana Santa 

Para sentir toda a dor sofrida por Jesus Cristo em nome dos seres humanos, muitos cristãos abdicam de algumas coisas durante os quarenta dias que antecedem a Semana Santa, além disso, também praticam a caridade, um ato de bondade em prol do próximo. Tudo isso, segundo o padre Luís Eduardo Bastos, é uma preparação para a Páscoa. “A Quaresma oferece praticas penitenciais que é a oração, o jejum e a caridade e nos faz um convite à conversão para poder celebrar a Páscoa preparados. Esses momentos servem para alimentar o seu espírito para podermos ter uma renovação espiritual e humana”, comenta o padre. 

Procissão contará com a presença de vários jovens na tarde de domingo (27) (Foto: Divulgação)

O estudante de Farmácia Danilo Ozório, de 23 anos, conta que durante a Quaresma ele abriu mão de seu transporte pessoal e passou os 40 dias andando de ônibus. Além de ter evitado tomar refrigerantes e ingerir produtos derivados de carne. “As penitências tem um significado muito mais profundo para mim. Elas me ajudam a ficar mais vigilante aos meus pecados, e me aproximam do sofrimento que Jesus passou no deserto”, explica. Para o jovem, é uma grande graça poder viver a Semana Santa e, sobretudo, o período pascal. “Está junto do evangelho e rezando, me faz sentir o que Jesus sentiu”. 

Danilo participa da comunidade cristã Shalom há 5 anos. Antes disso, tudo que envolvia a religião, era indiferente em sua vida. Por ser uma comunidade onde tem entre a maioria de seus integrantes, jovens, a Shalom acaba atraindo muito mais cristãos dessa faixa etária, que foi o que aconteceu com o universitário. “A nossa comunidade nasceu da Renovação Carismática e é voltada para jovens. Atualmente, nós contamos com mais de 500 jovens participantes e, muitas pessoas da minha idade e que são oriundos de outras cidades, acabam optando por permanecerem aqui durante a Semana Santa para participar do retiro promovido pelo Shalom”, acrescenta Danilo fazendo referência a programação do Shalom para esse período. 

Para Antônio Emanuel, de 28 anos, que também participa do Shalom há 5 anos, é possível observar que os jovens vem buscado um momento de espiritualidade cristão e, por conta disso, é possível notar uma maior presença deles durante os eventos religiosos que acontecem na Semana Santa e na Páscoa. “A Shalom busca sempre atrair a juventude”, afirma. Segundo ele, os jovens vivem com mais intensidade a Páscoa, sobretudo, porque essa é a data mais importante para o cristão. “A Páscoa é o dia que não tem fim. A gente comemora com muita alegria. É o momento e a razão da nossa fé porque essa é a nossa festa cristã que passamos o ano inteiro esperando que aconteça”, revela com entusiasmo.

Edição: Biá Boakari
Por: Aldenora Cavalcante - Jornal O DIA
Mais sobre: