Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura inaugura primeiro terminal de integração, no bairro Itararé

Nesta sexta-feira (1º) será a vez do Terminal do Livramento ser inaugurado. Pelos dois terminais devem circular quase 50 mil pessoas todos os dias.

30/06/2016 20:00

A Prefeitura de Teresina inaugurou na noite desta quinta-feira (30) o primeiro terminal de integração da cidade, no bairro Itararé, zona sudeste de Teresina, por onde devem circular cerca de 18 mil pessoas todos os dias.

Zona sudeste receberá os dois primeiros terminais de integração da cidade - Itararé e Livramento; mais seis devem ser construídos, dois em cada região (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

Ao todo, serão oito terminais de integração - dois na zona sul, dois na zona sudeste, dois na zona norte e dois na zona leste. A intenção da Prefeitura é proporcionar maior agilidade no transporte público da capital, diminuindo o tempo de espera dos usuários nas paradas e, por consequência, ajudando a desafogar o trânsito da cidade.

Nesta sexta-feira (1º) será a vez do Terminal do Livramento ser inaugurado, e por ele devem passar 28 mil usuários todos os dias. 

Porém, nesta primeira fase o sistema de integração funcionará apenas aos finais de semana, para que os usuários possam adaptar-se gradativamente.

Linhas alimentadoras vão ligar os bairros aos terminais, e as linhas troncais interligarão os terminais ao centro de Teresina (Foto: Elias Fontinele / O DIA)

Segundo o superintendente de Transportes e Trânsito de Teresina, Carlos Augusto Daniel Júnior, o órgão fez um minucioso estudo para garantir que todos os bairros da cidade sejam contemplados pelo novo sistema. "Com a integração nós vamos conseguir com que os ônibus que vêm dos bairros farão um percurso menor, indo apenas até os terminais, de onde retornarão para seus respectivos bairros. Então, a mesma quantidade de ônibus vai fazer muito mais viagens, e os ônibus troncais serão muito mais ágeis, porque eles vão usar os corredores exclusivos, chegando mais rápido ao centro. Com isso, vamos diminuir o tempo de viagem entre o bairro e o centro da cidade", afirma o superintendente.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) enfatizou que a Prefeitura tem feito uma série de obras que, em conjunto com a integração do transporte coletivo, deve contribuir também para melhorar o fluxo de veículos de um modo geral. Ele citou como exemplo a Ponte Anselmo Dias, que ligará as zonas sul e sudeste de Teresina.

Prefeito Firmino Filho destacou que obras de mobilidade atendem à nova realidade dos grandes centros urbanos (Fotos: Elias Fontinele / O DIA)

"A solução para os problemas no trânsito vem através de obras, que estão sendo construídas e as que ainda serão feitas. Neste primeiro momento estamos inaugurando os terminais do Itararé e do Livramento, a Ponte Anselmo Dias e implantando os corredores e faixas exclusivas para os ônibus. Desta forma, nós iremos preparar Teresina para este novo momento", ressaltou o prefeito.

Também presente à inauguração, o vereador Antonio Aguiar (PP) ressaltou que Teresina apresentou um expressivo crescimento demográfico e de sua frota de veículos, o que tornou necessária a realização de investimentos maciços na mobilidade urbana. "A expansão acelerada dos grandes centros urbanos tem feito com que os gestores públicos passem a pensar alternativas de mobilidade que possibilitem o deslocamento de um número cada vez maior de pessoas com o mínimo de contratempos possível. Investindo na integração, a Prefeitura oferece um transporte público de maior qualidade, o que permite que mais pessoas utilizem os ônibus para se deslocar até seus destinos, reduzindo a quantidade de motos e carros nas vias públicas", enfatizou Antonio Aguiar.

Como vai funcionar o Inthegra

Denominado de "Inthegra", o sistema de integração do transporte urbano de Teresina objetiva melhorar o deslocamento dos usuários de ônibus e também dos motoristas e motociclistas da cidade. Além disso, a Prefeitura afirma que o Inthegra contará com ônibus novos e mais confortáveis.

Por meio do novo sistema, o usuário poderá usar até três ônibus pagando apenas uma tarifa. Para isso, contudo, o passageiro deverá possuir um cartão "Mais Fácil", que terá três versões: vale-transporte (para os trabalhadores), estudantil (para estudantes) e expresso (para usuários em geral). 

Caso não possua o cartão o usuário precisará pagar o valor normal de cada trecho em dinheiro.

Os antigos percursos serão divididos em dois. Entre os bairros e os terminais funcionarão as linhas alimentadoras, e dos terminais à região central da cidade haverá as linhas troncais, cujos trajetos contarão com as faixas exclusivas para ônibus, garantindo mais agilidade ao transporte.

Terminal do Itararé fica ao lado da Fundação Bradesco, na zona sudeste de Teresina (Fotos: Elias Fontinele / O DIA)

Por: Cícero Portela
Mais sobre: