Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeito admite que parte do passeio central da Frei Serafim deve ser demolido

Medida deve ser tomada para dar continuidade à obra da ponte.

27/03/2015 07:21

Dentre as obras que serão retomadas em parceria com Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Teresina, está a Ponte do Meio na Juscelino Kubitschek, o que incorrerá na possível derrubada do histórico passeio central da Av. Frei Serafim. Segundo o prefeito Firmino Filho, é preciso ser realista quanto à viabilidade da obra, não havendo outro jeito para garantir a mobilidade urbana daquela região. 

“A ponte foi iniciada naquela localidade. Temos que trabalhar dentro da realidade. Nós não vamos destruir aquele tabuleiro sem ter utilidade. A gente respeita os arquitetos e a preocupação ambiental, mas é necessário trabalhar com senso de realidade”, afirma Firmino. 

Foto: Assis Fernandes/ODIA


A preocupação do prefeito está em não deixar na cidade de Teresina uma obra não acabada e sem utilidade, que é o que pode acontecer com a ponte do meio, caso os acessos a ela não sejam feitos. No entanto, setores da sociedade temerosos de perder o passeio da Frei Serafim, argumentam que prejuízos serão ainda maiores. É o caso do coletivo Frithe, que atualmente trabalha um projeto alternativo para uso da ponte junto a professores de arquitetura da Universidade Federal do Piauí e também da OAB. 

De acordo com Luan Rusvell, que faz parte do movimento, o uso da ponte do meio deveria ser mais democrático: “A pista do meio deveria dar lugar aos pedestres e ciclistas, servindo como um prolongamento do canteiro central e como elemento de unificação da paisagem de Teresina”, argumenta Luan. 

De acordo com levantamento feito pelo movimento, além da retirada do passeio da Av. Frei Serafim o projeto de execução dessas alças depende da retirada de cerca de 40 carnaúbas da Av. João XXII, na zona Leste, logo do outro lado da ponte. 

O governador Wellington Dias disse que conversou com o secretário Estadual de Transporte, Guilhermano Pires, para ele apresentar possíveis soluções para a ponte do meio, restando acertar questões com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito. “Vamos acertar o que pode ser feito com o plano urbanístico e de mobilidade da cidade de Teresina”, afirmou Dias.

Por: Sarah Fontenelle - Jornal O Dia
Mais sobre: