Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prédio do INSS será usado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres

Governo Federal definiu que prédio, que fica na Praça João Luís Ferreira, servirá como local de apoio e assistências às mulheres vítimas de violência.

28/03/2015 07:54

Quem trabalha ou transita diariamente entre as ruas Coelho Rodrigues e David Caldas, no Centro de Teresina, já observou um grande prédio localizado no cruzamento dessas vias. No local, funcionava a antiga sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); mas, desde 2006, o imóvel foi interditado. 

Há alguns anos, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) cogitou utilizar o local para instalar um centro cultural, mas a ideia não foi adiante por conta do alto custo que seria gasto para revitalizá-lo. Com isso, o prédio, que pertence ao Governo Federal, foi devolvido à União, permanecendo fechado desde essa data. 

Quase uma década depois, o prédio, que fica localizado em frente à Praça João Luís Ferreira, deverá receber uma reforma em breve. Isso porque o local foi cedido para a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), ligada à Presidência da República. 

Segundo Ana Célia Coelho, da Superintendência do Patrimônio da União do Piauí, essa secretaria será instalada em todas as capitais do País e servirá como um local de apoio e assistências às mulheres vítimas de violência. “No local, serão oferecidos serviços de assistência social, jurídica, de segurança pública e saúde, além da instalação de uma casa, que também será usada como casa de passagem, com brinquedoteca e outros serviços”, disse.

 A SPM ficará responsável por elaborar um projeto básico que visa detectar os aspectos estruturais do prédio. Após esse levantamento, será possível saber a real situação do local e quando poderá ser iniciado algum reparo. Ainda não há prazo para a conclusão desse projeto básico, nem quando os reparos irão começar.

Esta semana, a Câmara Municipal aprovou um requerimento de autoria do vereador Antonio Aguiar (Pros) propondo a realização de uma audiência pública destinada a discutir possíveis alternativas de uso social do antigo edifício.

O vereador sugere que o prédio sirva para o desenvolvimento de projetos na área de cultura e entretenimento, ou, ainda, funcione como uma espécie de centro administrativo da Prefeitura de Teresina. "Esse prédio poderia agregar secretarias, fundações, institutos e outros órgãos municipais. Nós sabemos que hoje a prefeitura paga aluguéis caríssimos para alocar boa parte da estrutura da administração municipal, em diferentes pontos da cidade. Com a centralização desses órgãos num único edifício, o município estaria poupando recursos públicos e, ao mesmo tempo, facilitando a vida dos cidadãos, por conta da localização estratégica", observa Aguiar.

A matéria completa você encontra na edição do Jornal O DIA.

Por: Isabela Lopes- Jornal O Dia
Mais sobre: