Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prédio abandonado serve como ponto de encontro para usuários de drogas

Prefeitura de Teresina deve retomar o prédio onde funcionava a Fundação Nacional do Humor e cedê-lo para a Secretaria Municipal da Juventude.

04/03/2015 07:08

O prédio onde funcionava a Fundação Nacional do Humor (FNH) está abandonado desde o início do ano passado. Localizado na Praça Ocílio Lago, mais conhecida como Praça dos Skatistas, na zona Leste de Teresina, o prédio serve como ponto de encontro para usuários de drogas. 

Praticamente todas as janelas foram quebradas e, no chão, as obras do acervo da Fundação Nacional do Humor se misturam com garrafas de bebidas, restos de comida e roupas. Pneus velhos acumulam água da chuva, transformando-se em focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Algumas luzes permanecem acesas mesmo durante o dia e um aparelho de ar-condicionado está ligado em uma das salas. Documentos e livros estão espalhados em cima de poças de água.

A moradora Nilze Teixeira mora há 13 anos nas proximidades da praça e conta que, há muito tempo, não vê nada funcionando no local. “Eu lamento que um prédio como esse esteja abandonado. Antigamente, ali funcionava um clube bastante movimento e era muito bem utilizado”, conta.

Foto: Assis Fernandes/O Dia


Documentos e livros estão espalhados em cima de poças de água. Enquanto que um ar-condicionado está ligado no local e algumas luzes ficam acesas mesmo durante o dia

Para a lavadeira Francisca Pereira, o prédio deveria ser utilizado para ocupar os jovens. “No local, deveriam construir um espaço para que os jovens pudessem se divertir e ficar longe das drogas”, opina.

O prédio foi cedido pela Prefeitura de Teresina à Fundação Nacional do Humor durante 20 anos, em regime de comodato. No entanto, o contrato terminou e, segundo informações da assessoria da Prefeitura, membros da Fundação teriam alegado que o espaço estava sendo tomado à força.

Ainda no ano passado, após conversar com os membros da FNH, a Prefeitura decidiu manter o espaço desde que a Fundação desse um destino ao local, mas até agora nada foi feito. A proposta da Prefeitura é que o espaço seja ocupado pela Secretaria Municipal da Juventude (Semjuv), que atualmente funciona em um prédio alugado.

No local, também funcionou a já extinta sede do Clube dos Diários. Após o fechamento desse estabelecimento, o prédio ficou abandonado e estava servindo como abrigo para moradores de rua. Para solucionar o problema na época, a Prefeitura cedeu o espaço para a FNH. Agora a situação de repete.

Até o fechamento desta edição, a equipe de reportagem do Jornal ODIA não conseguir entrar em contato com o presidente da Fundação Nacional do Humor, Kenard Kruel.

Por: Priscila Florêncio - Jornal O Dia
Mais sobre: