Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Porchat pede liberação de recursos para o Parque Serra da Capivara

O pedido foi publicado na versão online do jornal O Estado de São Paulo.

23/05/2016 07:10

O ator e humorista Fábio Porchat usou o seu blog na versão online do jornal O Estado de São Paulo para pedir que o Ministério do Turismo libere recursos para o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Sul do Piauí, que corre o risco de ser fechado por falta de dinheiro. Intitulado "Salve o Parque Nacional da Serra da Capivara!", o texto do humorista destaca que o parque, que abriga o maior sítio arqueológico do mundo, é pouco conhecido dos brasileiros e que enfrenta várias dificuldades econômicas.

O comentário do ator, que escreve de Istambul, na Turquia, cita ainda o Aeroporto de São Raimundo Nonato, que apesar de ser internacional e já inaugurado, não receber nenhum voo regular, de forma que possa levar turistas ao parque, que fica no município de São Raimundo Nonato, no sertão piauiense. “Um aeroporto foi construído próximo ao parque para facilitar o acesso. Ele já está lá, pronto. Pergunta se está funcionando. Não está. Pergunte por quê? Ninguém sabe”.

Porchat enfatiza ainda que o Parque concentra a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo. “Sim, no Brasil! Tem vestígios do homem de 50 mil anos! Uma chance para você adivinhar se o lugar está protegido pelo governo (este ou qualquer outro anterior) ou se está abandonado e sem recursos suficientes para se sustentar. Então. Simplesmente, o parque tem se deteriorado pelo descaso que temos com nossa cultura”, diz o texto.

“Fica aqui o meu apelo e alerta. Estamos vivendo um momento conturbado no cenário político e, independentemente das nossas prioridades, impedir que um patrimônio como esse seja destruído é obrigação. Alô, ministro do Turismo, salve o Parque Nacional da Capivara!", conclui o ator.

A presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), a pesquisadora Niède Guidon, todos os anos dá entrevistas à imprensa lamentando o descaso do governo sobre a manutenção do parque. Ela já deu início à demissão dos últimos 60 funcionários do Parque Nacional Serra da Capivara.

O Parque Nacional Serra da Capivara é uma unidade de conservação arqueológico com uma riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios. O patrimônio cultural e os ecossistemas locais estão intimamente ligados, pois a conservação do primeiro depende do equilíbrio desses ecossistemas. O equilíbrio entre os recursos naturais é o condicionante na conservação dos recursos culturais e foi o que orientou o zoneamento, a gestão e o uso do Parque pelo poder público. 

Por: Robert Pedrosa - Jornal O DIA
Mais sobre: