Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

População pede apoio para reformar Clube de Jovens do Mafrense

Sede de clube social está deteriorada e precisa de reforma.

12/04/2016 07:24

Um local, que era um dos pontos de encontros mais conhecidos da zona Norte de Teresina, enfrenta dificuldades de funcionamento devido aos vários problemas em sua estrutura. Inaugurado ainda na década de 70, o Clube de Jovens do bairro Mafrense contava com uma série de atividades que, com o tempo, deixaram de ser realizadas.


Fotos: Elias Fontenele/ODIA


Paredes rachadas, portas e janelas quebradas, banheiros inutilizados, falta de iluminação. Esses são apenas alguns dos problemas encontrados no Clube de Jovens. Além das reuniões da comunidade, que acontecem esporadicamente no local, apenas algumas atividades ainda resistem às condições estruturais.

A moradora Patrícia Aquino lembra que o Clube de Jovens do Mafrense contava com diversas atividades, como cursos e oficinas voltadas para a comunidade. Ela lamenta as condições atuais do espaço. “Um espaço como esse faz muita falta para o nosso bairro. Infelizmente está assim, praticamente abandonado”, pontua a moradora.

Entre as poucas atividades que resistem às condições de estrutura do Clube de Jovens está a oficina de capoeira, ministrada pelo professor Daniel Ferreira. Ele conta que, para dar continuidade ao trabalho social, precisa tirar dinheiro do próprio bolso para fazer pequenos reparos no espaço.

“Faltam banheiros adequados e vestiários; o piso já está muito velho, com algumas partes quebradas. Quando chove, parece que molha mais o lado de dentro do que fora; sem falar da instalação elétrica que já está muito velha, o que é um risco”, pontua Daniel.

O professor de capoeira relata que, por diversas vezes, já foi obrigado a cancelar aulas por conta de problemas na estrutura do Clube de Jovens. “Uma vez, durante a aula, o contador de energia começou a pegar fogo. Tive que levar os alunos para o lado de fora, para evitar um problema maior”, conta.


O Clube de Jovens é administrado pelos próprios moradores do bairro Mafrense, que querem auxílio do poder público para reformar o local e retomar as atividades que eram realizadas em anos anteriores. “O que nós queremos é que a Prefeitura, ou algum vereador, destine recursos para realizarmos a reforma desse espaço”, explica a moradora Eronita Pimentel.

Ela ainda afirma que a comunidade não pretende passar a administração do Clube de Jovens para o poder público e sim continuar com o espaço administrado pelos próprios moradores do bairro Mafrense. “Se for para passar para Prefeitura ou Governo, não queremos. Porque, vai ser uma burocracia muito grande, quando a gente precisar utilizar o espaço”, avalia Eronita.


Por: Natanael Souza - Jornal O DIA
Mais sobre: