Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

População lota o Hemopi após campanha para vítima de estupro

Adolescente voltou ao centro cirúrgico e precisa de plaquetas com urgência.

01/06/2015 15:16

Uma campanha iniciada hoje (01) pela direção do Hospital de Urgências de Teresina (HUT) pedindo doação de sangue para uma das vítimas de estupro coletivo em Castelo do Piauí,mobilizou muitas pessoas e fez com que a sala de espera do Hemopi ficasse lotada. Num ato de solidariedade, piauienses de Castelo e de outras cidades comparecem ao hemocentro para ajudar uma das vítimas na luta pela vida.

Fotos: Jailson Soares/O Dia

População compareceu em grande número para doar sangue após campanha

O estudante Wesley Soares, que é de Castelo do Piauí, conta que esta é a primeira vez que ele doa sangue e resolveu fazê-lo após receber o vídeo divulgado pelo HUT nas redes sociais em que o diretor do hospital pede que as pessoas compareçam ao Hemopi e fala do quadro de saúde de uma das vítimas. “Eu já tive outras oportunidades de doar, mas isso me tocou. Eu me sinto, de certa forma, como as famílias das vítimas e as pessoas próximas a elas, mesmo que eu não as conhecesse. Quero ajudar e pedir que as pessoas também ajudem. É importante”, diz o estudante de 19 anos.

O estudante Wesley Soares conta que que ajudar e pedir para que as pessoas também ajudem

Outro que também esteve no Hemopi foi o estudante Fernando Amorim. O jovem tem 17 anos e é natural de Castelo do Piauí. Ele conta que se sentiu comovido com o fato que deixou a cidade abalada. “Não tem como a gente se colocar à parte de tudo que está acontecendo. Eu imagino a dor que deve ser para as famílias e amigos e a forma que consegui de mostrar que também me importo foi doando”, declara o estudante.


Fernando Amorim diz que ficou bastante comovido com o caso

O teresinense Lourival Oliveira, 27 anos, também procurou o Hemopi para fazer a doação de sangue após ver a mobilização em prol das vítimas de Castelo nas redes sociais. Ele pontua que seu ato também poderá ajudar outras pessoas além das meninas.


Veja o vídeo: Vítima de estupro precisa de doação de plaquetas urgente 

A diretora do Hemopi, Veronese Rosal, informou ao PortalODIA que o número de doações hoje foi muito superior ao que se observa diariamente no hemocentro e frisa que as  bolsas coletadas poderão ser redirecionadas não apenas para a adolescente de Castelo, mas também para outras pessoas que necessitem, uma vez que não há distinção de tipo sanguíneo. “Foi uma coisa que ajudou bastante. A paciente precisa de plaquetas e elas podem ser encontradas em qualquer tipo sanguíneo, ou seja, não há distinção quanto aos doadores. Se a pessoa puder doar, será muito bem vinda e esse sangue coletado poderá ser usado em outros pacientes compatíveis”, explica a coordenadora do Hemopi.

A diretora do Hemopi explica que qualquer tipo sanguíneo é bem vindo e pede que as pessoas ajudem


Mais sobre: