Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

População do Vale do Gavião reclama da falta de infraestrutura

Em época de chuvas, a região alaga e isto acaba provocando a abertura de buracos que prejudicam os deslocamentos.

30/03/2016 07:31

Quem mora no bairro Vale do Gavião, na zona Leste de Teresina, sofre constantemente com a falta de infraestrutura da região. A falta de asfalto em algumas ruas do bairro atrapalha o deslocamento dos moradores, que também reclamam dos alagamentos constantes que acontecem em época de chuvas. A principal via do bairro, que dá acesso à parada final dos ônibus, é a mais prejudicada.


Foto: Elias Fontenele/ODIA


A técnica administrativa Jéssica Rales, moradora do bairro há cinco anos, conta que, quando está chovendo muito, a água da chuva acaba invadindo as vias e as casas das regiões mais baixas. “Às vezes, quando eu estou voltando para casa e está chovendo, a água chega a ficar acima do meu joelho e é muito difícil de transitar”, afirma.

Thiago Oliveira mudou-se para a região recentemente, apenas há dois meses, e também é um dos prejudicados com a situação. “A Prefeitura prometeu que iria asfaltar as vias, mas nunca cumpriu o que havia dito”, pontua.

Violência

Para o motorista Márcio Monte, os alagamentos da região fazem com que abram buracos nas vias, o que prejudica a passagem de carros e ônibus. Além disso, Márcio também reclama da falta de segurança. “Algumas pessoas já foram vítimas de assaltos até mesmo dentro dos ônibus”, afirma. Por conta das ruas com poucos comércios, a movimentação no local acaba sendo reduzida, fazendo com que a população fique exposta a possíveis assaltos.


Farias, de 69 anos, conta que constantemente escuta, de vizinhos e conhecidos, relatos de assaltos que acontecem até mesmo e plena luz do dia. “Aqui é muito perigoso e nós não temos segurança. Esta semana mesmo, eu soube de dois rapazes na moto que acabaram levando a bolsa de uma mulher que mora aqui perto. Para não sermos assaltados, a gente tem que está sendo andando em grupos”, revela o morador, acrescentando que a população fica muito apreensiva com medo de que alguma coisa possa acontecer.

Contraponto

Com relação ao asfaltamento, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), através da Coordenação de Asfalto, informa que a avenida principal do Vale do Gavião receberá pavimentação asfáltica através dos recursos oriundos do PAC Mobilidade. Em Teresina, por meio dessa ação, a Prefeitura executará obras em mais de 115 ruas que ganharão pavimentação asfáltica para favorecer o translado das linhas de ônibus.

A equipe de reportagem tentou contato com o 5º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento da área, mas até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno.
Por: Aldenora Cavalcante - Jornal O DIA
Mais sobre: