Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ponte Anselmo Dias deve ser entregue ainda no primeiro semestre

Esta ponte ligará as zonas Sul, Sudeste e Leste de Teresina e promete facilitar a locomoção da população

09/04/2016 07:55

A Ponte Anselmo Dias, que ligará as zonas Sul, Sudeste e Leste de Teresina, será a mais larga da Capital piauiense e a expectativa é que sua construção seja concluída até o início de junho. Esta ponte se iguala à Estaiada em largura. Com seis faixas e mais espaço qualificado para o tráfego de pedestres e ciclistas, a ponte é a primeira que foi concebida para priorizar o transporte coletivo.

"Esta é a primeira ponte construída na cidade de Teresina que prioriza o transporte coletivo. São três faixas indo e três vindo, com 326 metros de extensão e 26 metros de largura, a faixa central dedicada exclusivamente a ônibus, duas pistas para o transporte privado, e ainda faixa para pedestre e ciclista. Portanto, é uma ponte de grande área de construção, só se compara à Estaiada. Vai servir muito para que possamos melhorar a mobilidade não apenas da região do grande Dirceu, com também da zona Leste e zona Sul. A comunicação do Dirceu com o Centro se faz através da Ponte Wall Ferraz e da ponte da Frei Serafim. Com essa ponte, teremos o deslocamento de boa parte desse fluxo para a avenida Gil Martins", disse o prefeito de Teresina, Firmino Filho em visita às obras.

Fotos: Assis Fernandes/O Dia

Márcia Santos, superintendente da SDU/Sudeste, reforça que a principal meta a ser atingida com a realização obra é aprimorar a locomoção da população. “O objetivo da obra é justamente melhorar a mobilidade urbana, principalmente para quem usa transporte público e para quem se descola à região Sudeste”, garante.

De acordo com o superintendente executivo da SDU/Sudeste, Weldon Bandeira, a obra ainda inclui a construção de um corredor exclusivo para os ônibus e a construção de um viaduto para chegar até a Avenida Cajuína, na zona Leste da cidade. “Esta obra também compreende um corredor exclusivo para os ônibus, que vai sair do terminal de integração do Dirceu Arcoverde, que fica no balão do Dirceu; e também vai possibilitar um acesso exclusivo para o Centro da cidade. Do lado Leste, para chegar a Avenida Cajuína, vai ser necessária a construção de um viaduto ferroviário, porque a avenida vai passar por baixo dos trilhos”, descreve.

O prefeito Firmino Filho visitou as obras e destacou a importância da ponte

Márcia Santos afirma ainda que as obras para ligar a Avenida Cajuína à zona Sul da cidade já foram iniciadas. “Em relação à Avenida Cajuína, as obras já foram iniciadas, já foi feita toda a parte de terraplanagem, mas ainda tem a execução de um viaduto ferroviário para poder concluir a obra e isso talvez se estenda até setembro”, pondera.

O viaduto está incluso no valor total da obra; só ele custará R$ 6,5 milhões. O valor total da obra é de R$ 72 milhões. As obras da Ponte Anselmo Dias já estão 70% concluídas. A previsão de entrega está entre o final do mês de maio e o início do mês de junho de 2016.

Por: Ioná Nunes - Jornal O Dia
Mais sobre: