Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Policiais se preparam para atendimento humanizado às vítimas de violência

Capacitação se deve ao início da operacionalização do Plantão Policial Metropolitano de Gênero no Estado.

27/07/2016 07:01

Na última quarta-feira (20), foi inaugurado o primeiro Plantão Policial Metropolitano de Gênero no Piauí, que funciona na Central de Flagrantes e tem como objetivo fazer um atendimento especializado às mulheres, travestis e transexuais vítimas de violência, reforçando as políticas de proteção à mulher. E para ampliar ainda mais este atendimento, delegados, escrivães e demais profissionais da Polícia Civil passaram por cursos de aperfeiçoamento e capacitação, no sentido de humanizar o contato com essa vítima.


Foto: Andrê Nascimento/ODIA


Segundo o secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu, essa qualificação deverá ser estendida a todos os setores da secretaria. “Não adianta a gente instalar uma delegacia especializada e não preparar o profissional. O ideal é que isso aconteça com todos os profissionais, porque, em um momento ou em outro, eles terão contato com a pessoa vítima. Também queremos estender para os policiais miliares, já que são eles que fazem o primeiro atendimento da ocorrência. Nós vamos os qualificar para que eles tenham essa atenção especial, assim como o tratamento, e tomem as providências ainda no local do crime”, disse.

O secretário explica que esse aperfeiçoamento iniciou com os profissionais que lidam diretamente com as ví- timas, que são os delegados e delegadas, para que eles tenham uma visão desse processo que está acontecendo, inclusive de mudanças de leis. Isso ocorreu através de palestras, seminários com pessoas renomadas da área e trocas de experiências.

“O Piauí está sendo exemplo e modelo para o Brasil com relação a essas iniciativas, com vários defensores e delegadas se empenhado neste sentido, dando vazão a essas necessidades, na medida que é necessário. E não queremos que sejam apenas ações para agora, queremos que elas possam ser aprimoradas e sejam permanentes”, frisa Fábio Abreu.

Plantão Policial de Gênero

A coordenadora do Plantão de Gênero, Thaís Lages Paz, informa que o horário de atendimento do serviço é de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 18h, além dos finais de semana. Contudo, ela destaca que, caso uma mulher seja vítima de violência, é preciso que ela busque a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da sua região.

“Não podemos tomar para si a competência das delegadas especializadas. Após às 18h,mais especificamente, a partir das 21h, e aos finais de semana, a partir das 14h, o Plantão de Gênero passa a funcionar, inclusive com a competência das delegadas das Delegacias da Mulher. Tivemos algumas ocorrências que não se enquadram em Gênero e, quando isso acontece, encaminhamos essa mulher para a delegacia especializada da região dela”, explica.


Por: Isabela Lopes - Jornal O DIA
Mais sobre: