Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Policiais que estimularem atos antidemocráticos serão punidos, diz Chico Lucas

A afirmação do secretário faz referência a atuação da PM do DF durante a invasão ao Planalto.

09/01/2023 09:45

Na manhã desta segunda-feira (09), o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, afirmou que agentes de segurança que forem identificados participando ou estimulando atos de violência ou atentados contra a democracia serão punidos através de processos administrativos disciplinares e serão afastados sumariamente das suas funções.


Leia também: Governo do Piauí cria Gabinete de Crise contra Atos Antidemocráticos; veja como denunciar 

A afirmação do secretário faz referência a um grupo de policiais militares do Distrito Federal flagrado tirando fotos e comprando água enquanto manifestantes radicais invadiam e depredavam o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal (STF). A atuação da PM foi amplamente criticada por autoridades em todo o país.

Foto: Gabriel Paulino/Ccom

O secretário reiterou que, independente da opinião política, é dever dos agentes de segurança manter a ordem e a legalidade. Por isso, relatórios de inteligência serão encaminhados para as corregedorias para que as ações de quaisquer policiais envolvidos sejam apuradas.

“Todo cidadão tem o direito de ter uma opção política e de manifestar a sua opinião, mas enquanto servidor público e muito mais como servidor da segurança pública, os policiais militares e civis não podem pactuar com nenhum ato de violência, menos ainda atentar contra a democracia e o estado democrático de direito”, destacou.



Mais sobre: