Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia orienta que população evite divulgar viagens nas redes sociais

Comportamento pode alertar bandidos. A população deve ficar atenta a outras dicas para evitar ser surpreendida neste período.

27/12/2016 06:52

As principais recomendações para quem pretende viajar e deixar o seu imóvel sem a presença de um membro da família são: evitar contar para pessoas estranhas sobre a ausência da família nesse período; comunicar-se com os vizinhos para que possam entrar em contato com o proprietário da residência ou ligar para o 190, caso observem algum barulho estranho ou pessoas desconhecidas transitando regularmente nas proximidades da casa; suspender, durante o período, a assinatura de jornais ou revistas ou quaisquer materiais que acumulem na porta e indiquem que não há pessoas em casa; e evitar divulgar nas redes sociais sobre a viagem.

O comandante de Policiamento de Teresina, coronel Wagner Torres, destaca que o antigo hábito de deixar as luzes acesas não funciona mais, pois já é conhecido pelos assaltantes. “Isso já é conhecido pelos criminosos. O que nós indicamos é que, se possível, a pessoa instale uma lâmpada com temporizador, porque ela acende automaticamente de acordo com a luminosidade. Outra opção é instalar câmeras de segurança e cercas elétricas”, diz.


O comandante de policiamento da Capital, coronel Wagner Torres, dá dicas de segurança para este fim de ano (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

Festa em casa

Já para quem pretende comemorar a chegada do Ano Novo em casa, também é importante seguir algumas dicas, como evitar fazer festas na porta de casa, evitar estacionar o carro em locais mal iluminados e com pouca movimentação de pessoas, e ficar atento aos motociclistas. “Sempre fique alerta e vigilante, em especial com motoqueiros e casais. Ficar na porta de casa não é aconselhável. Se quiser fazer sua festa, faça dentro de casa, quanto mais empecilhos você colocar para que dificultar a ação dos bandidos, melhor”, pontua o coronel Wagner Torres.

Compras

Ao circular pelo Centro da cidade ou áreas comerciais para fazer as compras de final de ano, os teresinenses também podem seguir algumas dicas para evitar serem surpreendidos pelos assaltantes, não ostentando objetos de valor, como relógios, pulseiras e outras joias; ao sacar dinheiro nas agências bancárias ou caixas eletrônicos, não contar a quantia sacada na presença de estranhos; evitar ficar sozinho em pontos de ônibus isolados; caso perceba que está sendo seguido, entrar em algum estabelecimento comercial ou atravessar a rua.

Segundo a Polícia Militar, os aparelhos celulares são o principal objeto de roubo, pois são usados como moeda de troca pelos assaltantes. “O maior número de ocorrências registradas é de pequenos furtos e assaltos de celulares. A maioria dos celulares roubados é trocada por droga nas bocas de fumo e os principais alvos são os celulares mais caros, por causa do valor”, explica o coronel Wagner Torres.

Por: Nathalia Amaral - Jornal O Dia
Mais sobre: