Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Poeta Jorge Salomão traz a Teresina o Navilouca, misto de música e poesia

O evento é uma organização do poeta e agitador cultural e conta com participação de Patrícia Mellodi

23/09/2016 08:09

Logo mais à noite, o sarau lítero-musical Navilouca recebe o poeta Jorge Salomão, agitador e ativista cultural e Jorge Salomão é baiano e participou do Tropicalismo com Torquato Neto, Gil e Caetano Veloso integrante do movimento Tropicalismo. Ele, que é irmão do Waly Salomão, trabalhou ao lado de Torquato Neto e é o criador de emblemáticas capas de discos de artistas brasileiros. O sarau acontece no Club dos Diários, a partir das 19h, com a participação especial da cantora Patrícia Mellodi. 

Jorge Salomão é baiano e participou do Tropicalismo com Torquato Neto, Gil e Caetano Veloso (Foto: Andrê Nascimento/ O Dia)

O sarau conta com a idealização do Coletivo Estação das Flores e Artes e o Coletivo Tensão, Tesão e Criação. A proposta, segundo a organização, é trazer para Teresina o sarau organizado por Jorge Salomão em centros culturais do Rio de Janeiro. Junto com isso, busca integrar artistas piauienses para debater os caminhos para a poesia. A iniciativa também celebra os 70 anos do artista. 

“O sarau é a primeira das comemorações dos meus 70 anos, idealizado também pela Patrícia Mellodi. Vão surgir várias coisas para essas comemorações. Na segunda-feira vai ocorrer uma ocupação poética no Teatro Cândido Mendes no Rio de Janeiro. Vou lançar um livro até o fim de outubro intitulado “Alguns poemas e mais alguns”, onde reúno poemas antigos e outros inéditos”, conta Jorge Salomão. 

Antecedendo o sarau, está agendada para acontecer o bate-papo “Saraus e outros caminhos para a poesia contemporânea”, no Teatro Torquato Neto, a partir das 16h. Jorge Salomão irá debater junto com o poeta Mardônio França, do Ceará, a importância dos saraus e os caminhos da poesia contemporânea. “Antes do sarau , vai ter esse bate-papo falando sobre vida contemporânea, sobre como podemos nos movimentar artisticamente no presente e sobre poesia”, detalha Jorge. 

Jorge Salomão é baiano da cidade de Jequié e foi um dos integrantes do movimento Tropicália nos anos 60, participando da revista Navilouca criada por Waly Salomão e Torquato Neto. Escritor e artista multimídiapublicou os livros “Mosaical” (1996), “O olho do tempo” (1997), “Campo da Amerika” (1998), “Sonoro” (1999), “Conversa de Mosquito” e “A estrada do pensamento”. 

Em 2007, laçou o CD "Cru Tecnológico", no qual recita 21 poemas de sua autoria. Têm músicas foram gravadas por Marina Lima, Adriana Calcanhoto, Cassia Eller, Barão Vermelho, Zizi Possi e Zé Ricardo. Salomão é artista de mil antenas e autêntica representação de misturas culturais. Salomão é artista de mil antenas e autêntica representação de misturas culturais. 

O sarau tem entrada gratuita e é realizado pelos coletivos Estação das Flores e Sarau Tensão, Tesão e Criação. O apoio é da Secretaria Estadual de Cultura.

Por: Yuri Ribeiro - Jornal O DIA
Mais sobre: