Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Picos: idosos se aglomeram em filas na madrugada para conseguir se vacinar

Houve aglomeração no CEMTI Mário Martins e no Premen do Canto da Várzea. Idosos aguardam distribuição de senha para conseguir uma dose.

23/03/2021 08:40

Gente demais para vacinar contra a covid-19 e doses em quantidade insuficiente. Tem sido essa a realidade do Piauí e do Brasil como um todo. Na cidade piauiense de Picos, por exemplo, os idosos estão se aglomerando nos pontos de imunização para garantir seu lugar na fila de vacinação. 


Leia também: Teresina: Fora da fila de vacinação, agentes funerários ameaçam paralisar atividades 


Imagens recebidas pelo Portalodia.com mostra filas e mais filas de gente em pelo menos dois pontos de vacinação em Picos. No Premen do bairro Canto da Várzea e no CEMTI Mário Martins, no bairro Junco. As filas se estendem por quarteirões e se formaram inclusive durante a madrugada.


Segundo o relato de moradores, agentes de saúde da Prefeitura estariam distribuindo senhas durante a madrugada aos idosos para dar uma ordem de vacinação já no começo do dia.


Aglomerações no Premen do bairro Canto da Várzea - Foto: Reprodução/Whatsapp

"O pessoal está indo virar a noite nos pontos para guardar a vez dos idosos. Tem muita gente idosa, é a maior humilhação. Pouca dose, o povo se aglomera e vira a noite para guardar vaga e conseguir vacina. Uma prima minha e minha mãe tiveram que ficar nessa fila pra guardar da minha tia, que tinha direito de ter sido imunizada em casa, porque é domiciliada, mas não foi", relata uma moradora que preferiu não se identificar.


Foto: Reprodução/Whatsapp

Ela conta que essa tia idosa domiciliada deveria ter recebido a vacina contra a covid-19 nos dias 18 e 19 de março, mas que isso não aconteceu porque o poder público alegou que havia poucas doses e que iriam vacinar somente os acamados. Os idosos domiciliados não podem sair de casa, já os acamados possuem mobilidade mais reduzida ainda e entram na frente na fila das prioridades.

"A secretaria divulgou outra data, que dia 24 ia ter a continuação dos acamados e domiciliados de 70 a 75 anos. A gente falou com um agente e ele disse que não sabia de nada e que se a gente tivesse condição, que levasse ela. Ela tem problema de circulação, mal caminha direito, tem a vista curta e é diabética", relata a moradora.


Aglomeração no CEMTI Mário Martins, no bairro Junco - Foto: Reprodução/Whatsapp

Outro relato recebido pelo Portalodia.com dá conta de que as filas para vacinação na frente do Premen do Canto da Várzea começam a se formar por volta das 16 horas com distribuição de senhas de madrugada para imunização no dia seguinte. "Estou vindo do Premen pra pegar uma senha pra mamãe, pra amanhã. Tem que dormir lá, disse que vai ter uma chama toda hora. Só vendo a quantidade de idoso que tem lá e parece que só tem disponível 250 doses", diz.


No perfil oficial da Secretaria de Saúde de Picos no Instagram, há uma postagem do último dia 20 informando o cronograma de vacinação contra a covid-19 no município com a Coronavac (Butantã/Astrazeneca). Pela ordem, estava prevista para o dia 22 a vacinação de agentes de endemias, Funasa, regional de Saúde e Hospital Regional Justino Luz das 07h às 13h30. 

No dia 23, ocorre a vacinação de idosos de 75 a 79 anos no Premen e no CEMTI Mário Martins, também no mesmo horário. E no dia 24, a vacinação de idosos acamados de 75 a 79 anos da zona Rural de Picos. Já os idosos acamados e domiciliados de 80 a 89 que tomaram a primeira dose nos dias 08, 09 e 10 de março, serão imunizados com a segunda dose na quinta (25).

O Portalodia.com está tentando contato com a Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde de Picos, mas ainda não obteve retorno. 

Já a Prefeitura de Picos encaminhou uma nota na qual diz "lamentar o fato de que pessoas estiveram desde ontem à noite em filas nos postos de vacinação, esperando uma senha que só seria distribuída pela manhã, dentro do horário determinado pelo cronograma da Coordenação de Imunização". A Prefeitura esclareceu que a quantidade de doses está determinada e enviada pelo Ministério da Saúde, e está sendo insuficiente para suprir a demanda de cada faixa prioritária também determinada pelo Ministério e baseada em dados defasados de um censo de vários anos atrás.

"Compreendemos a preocupação da população e somos solidários neste momento. Mas não nos resta outro caminho senão respeitar as determinação dos órgãos federais e estaduais e pedir que sigam o cronograma destinado aos postos, chegando o mais cedo possível, mas sem a necessidade de se passar a noite em filas que gerem aglomerações e trazem risco elevado de contaminação, exatamente o que nossa imunização quer prevenir", declarou a Prefeitura de Picos.

O órgão acrescentou que está estudando um meio que contemple essa situação da melhor forma possíve, mas enquanto a quantidade de doses for menor que a demanda, existirão filas. "Estamos trabalhando incessantemente para conseguir imunizar toda a população picoense", afirma.

Veja a nota na íntegra:

Mais sobre: